Publicado em: 16/09/2025 às 10:55hs
As principais bolsas da Europa registraram queda nesta terça-feira (16), pressionadas por bancos e seguradoras, setores mais sensíveis ao movimento dos juros. O clima de cautela tomou conta dos investidores em função da reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed), que terá sua decisão anunciada nesta quarta-feira (17).
O índice pan-europeu STOXX 600 recuava 0,13%, aos 555,42 pontos, refletindo a queda de cerca de 1% nos índices setoriais de bancos e de seguros.
O Fed iniciou nesta terça-feira sua reunião de dois dias para definir os rumos da política monetária norte-americana. O mercado já precifica a possibilidade de um corte de 25 pontos-base na taxa de juros, o que seria o primeiro movimento de flexibilização em 2025, após sinais de enfraquecimento do mercado de trabalho dos Estados Unidos.
Alguns investidores, no entanto, cogitam a hipótese de um corte mais agressivo, de 50 pontos-base. Para analistas, essa possibilidade pode indicar preocupações mais sérias com a economia.
“Se o Fed fizer um corte de 50 bps, pode ser interpretado como um sinal de que a situação está mais frágil do que imaginamos. Isso pode significar desaceleração do mercado de trabalho ou algum dado econômico ainda não visível. O cenário é de volatilidade e mudanças rápidas”, avaliou Rebecca Chesworth, estrategista sênior de ações da State Street Investment Management.
A decisão acontece em meio a dúvidas sobre a independência do banco central norte-americano diante de interferências políticas. O Senado dos Estados Unidos confirmou a indicação de Stephen Miran, nomeado pelo ex-presidente Donald Trump, para o Conselho de Governadores do Fed.
Além disso, Lisa Cook também participará da reunião, após decisão de um tribunal de apelações que impediu a tentativa de Trump de retirá-la do cargo.
Nos principais mercados europeus, os resultados foram mistos:
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias