Publicado em: 13/11/2015 às 12:00hs
As ações asiáticas caíram nesta sexta-feira (13) após os preços das commodities recuaram a mínimas de vários anos por preocupações de que o crescimento global mais lento possa agravar o excesso de oferta, enquanto autoridades do banco central dos Estados Unidos continuam alimentando as expectativas de alta dos juros no próximo mês.
Às 7h33 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão recuava 1,45%, pressionado por perdas nas ações de matérias-primas. O índice caminhava para uma desvalorização de mais de 3% nesta semana.
O índice Nikkei do Japão fechou em queda de 0,5%, interrompendo sequência de sete dias de alta, mas teve ganho na semana de 1,7 %. O índice de Xangai recuou 1,4%.
O cobre, considerado um bom termômetro da saúde econômica mundial devido a seu amplo uso industrial, atingiu a mínima de seis anos de 4.795,50 dólares por tonelada.
Por sua vez o ouro se recuperou para 1.082,06 após atingir o menor nível em seis anos de 1.074,30 por onça.
Já os preços do petróleo rondavam as mínimas de dois anos e meio devido à persistente alta nos estoques norte-americanos.
Várias autoridades do Fed se alinharam na quinta-feira em relação a uma elevação da taxa de juros em dezembro.
Fonte: Reuters
◄ Leia outras notícias