Publicado em: 19/11/2014 às 20:00hs
O Boletim Comércio Exterior do Ceper/Fundace analisa dados de importação e exportação disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio até setembro, mostrando a evolução da balança comercial no terceiro trimestre e comparando o desempenho nos últimos 12 meses (de outubro de 2013 até setembro de 2014) com os 12 meses imediatamente anteriores.
No boletim, os economistas da Fundace avaliam que é provável que preço do dólar em relação ao real se mantenha alto como reflexo do déficit na balança comercial (na conta de transações correntes). Os economistas destacam também que, diante do real desvalorizado, da recuperação da economia mundial e do baixo crescimento da economia brasileira, é provável que a balança comercial se torne positiva a partir de 2015.
De acordo com o boletim, entretanto, a redução nas importações e o aumento nas exportações melhoram dependência de poupança externa. O dólar valorizado, entretanto, teria efeitos negativos sobre a renda real do trabalho.
Os economistas também afirmam que constantes déficits na balança comercial paulista ocorrem, em parte, pelo estado ser mais industrializado que o restante do país. São Paulo sente mais os impacto do cenário diante do excesso global de manufaturados e da elevação dos custos internos de fabricação, sobretudo no que diz respeito aos salários e taxa de câmbio.
O boletim avalia dados do cenário nacional, estadual, da Região Metropolitana de São Paulo, do Interior paulista, Região Administrativa de Ribeirão Preto bem como de seu município, o estudo traz dados de municípios localizados na região de Ribeirão Preto como Franca e Sertãozinho e de outras cidades de porte semelhante como Uberlândia e São José dos Campos e outras cidades de destaque no interior paulista como Sorocaba, Campinas, São José do Rio Preto, Piracicaba e Presidente Prudente.
O boletim mostra, por exemplo, que a Região Administrativa de Ribeirão Preto apresenta superávit considerável da balança comercial ao longo dos últimos 12 meses, com importações estáveis durante o ano. O Ribeirão Preto também apresenta saldo positivo da ordem de 8,8 milhões no período, alternando meses de superávit e déficits.
Para fazer download do boletim completo acesse: http://bit.ly/comexout14
Ceper – O Centro de Pesquisa em Economia Regional foi criado em 2012 e tem como objetivo desenvolver análises regionais sobre o desempenho econômico e administrativo regional do País. Sua criação reúne a experiência de diversos pesquisadores da FEA-RP da Universidade de São Paulo em pesquisas relacionadas ao Desenvolvimento Econômico e Social em nível regional, a análise de Conjuntura Econômica, Financeira e Administrativa de municípios e Gestão de Organizações municipais, entre outros. A iniciativa de criação do Centro foi dos pesquisadores Rudinei Toneto Junior, Sérgio Sakurai, Luciano Nakabashi e André Lucirton Costa, todos da FEA-RP/USP. O Boletim Comércio Exterior tem o apoio do Banco Ribeirão Preto, Imobiliária Fortes Guimarães, São Francisco Clínicas e Construtora e Incorporadora Stéfani Nogueira.
Fundace – A Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) é uma instituição privada sem fins lucrativos criada em 1995 para facilitar o processo de integração entre a FEA-RP e a comunidade. Oferece cursos de pós-graduação (MBA) e extensão em diversas áreas. Também realiza projetos de pesquisa in company além do levantamento de indicadores econômicos e sociais nacionais regionais.
Fonte: Outras Palavras Comunicação Empresarial
◄ Leia outras notícias