Publicado em: 16/09/2014 às 09:40hs
O governo do Brasil e dos outros países do Mercosul ainda não receberam sinalização por parte da União Europeia de quando o bloco europeu irá entregar a proposta unificada para o avanço nas negociações de um acordo de livre comércio. A previsão é que as listas sejam trocadas no início de 2015.
Argentina - Do lado dos sul-americanos, a indecisão da Argentina sobre o tema e a demora em fechar uma lista que alcançasse eliminação gradual de tarifas de importação de 85% dos produtos comercializados com os europeus provocou morosidade no fechamento da posição do Mercosul. O acordo unificado, foi anunciado durante a reunião de cúpula do bloco, no fim de julho, em Caracas, na Venezuela.
Entraves internos - Uma vez com a posição sul-americana fechada, foi a vez da União Europeia enfrentar entraves internos. Agosto é mês de férias no bloco. Neste mês e no próximo, o novo comissariado europeu começará a tomar posse de seus cargos após a eleição do luxemburguês Jean-Claude Juncker, em julho, como novo presidente da Comissão Europeia.
Estimativa - Daniel Godinho, secretário de Comércio Exterior, afirmou não haver, dentro do governo brasileiro, estimativa de quando a UE deve apresentar proposta. "Não recebemos sinalização dos europeus, então estamos no aguardo para a troca das listas", disse.
Eleição - Fonte consultada pelo Valor afirmou que mesmo com eventual entrega da proposta europeia neste ano, o cenário da eleição presidencial no Brasil também afeta o prosseguimento das negociações.
Fonte: Ocepar
◄ Leia outras notícias