Publicado em: 03/10/2019 às 16:00hs
Clique aqui para conhecer – em matéria de Sarah Mikessel para o The Poultry Side – a relação de produtos agropecuários exportados pelos EUA para o Japão que terão redução de tarifas alfandegárias. Acordo nesse sentido foi oficializado na semana passada (25 de setembro) em Nova Iorque e assinado pelo presidente norte-americano Donald Trump e pelo primeiro ministro japonês Shinzo Abe. Naturalmente, a carne de frango (congelada) e os ovos – produtos que o Brasil também exporta para o Japão – estão inclusos no acordo.
Quanto aos ovos, os dados da SECEX/ME apontam que os volumes exportados pelo Brasil para o Japão têm sido mínimos. Já no tocante à carne de frango o Japão tem sido parceiro primordial do Brasil.
A propósito, basta citar que durante anos o Japão disputou com a Arábia Saudita o posto de principal importador da carne de frango brasileira, os dois países alternando-se na liderança em diversos momentos. Com a recente ascensão da China, os dois líderes perderam a posição inicial, mas o Japão permanece como o terceiro maior importador, gerando para o Brasil (dado relativo aos oito primeiros meses de 2019) perto de 12% da receita cambial do produto (China: 16%; Arábia Saudita: pouco mais de 12%).
Pelos últimos dados do USDA, entre janeiro e julho deste ano os EUA exportaram para o Japão apenas 11,2 mil toneladas de carne de frango, menos de 5% das 248 mil toneladas exportadas pelo Brasil para o mesmo destino. Mas, com a assinatura do novo tratado de comércio, as vendas norte-americanas podem se elevar. Os exportadores brasileiros precisam ficar atentos aos próximos passos entre as duas partes.
Fonte: AviSite
◄ Leia outras notícias