Internacional

ACORDO BILATERAL: Mercosul deve fechar nesta terça ofertas para proposta única a UE

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, informou nesta quinta-feira (08/05) que os países do Mercosul devem fechar na próxima terça-feira (13/05) suas ofertas para uma proposta única de acordo de livre comércio entre o bloco e a União Europeia


Publicado em: 12/05/2014 às 10:20hs

ACORDO BILATERAL: Mercosul deve fechar nesta terça ofertas para proposta única a UE

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, informou nesta quinta-feira (08/05) que os países do Mercosul devem fechar na próxima terça-feira (13/05) suas ofertas para uma proposta única de acordo de livre comércio entre o bloco e a União Europeia, em encontro em Caracas, capital venezuelana. E no máximo até o início de junho entregar a proposta pronta para os países europeus.

Decimais - "O que falta para a Argentina fechar esse acordo são decimais, não são mais pontos porcentuais", disse o ministro em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores do Senado. Segundo ele, tanto a Argentina quanto os demais países demonstram interesse em fazer uma proposta conjunta com Brasil, Paraguai e Uruguai.

Termos- Borges esteve reunido há dois dias com o presidente do Paraguai, Horácio Cartes, ministros e demais autoridades daquele país, para discutir termos da proposta do acordo com a União Europeia. "O presidente Cartes autorizou aos negociadores do Paraguai que fechem até a próxima terça-feira a oferta paraguaia nos termos que o Brasil concordou", disse.

Percentual mínimo de cobertura- Uma das principais discussões na definição da oferta única do Mercosul para o acordo é estabelecer um percentual mínimo de cobertura de comércio entre os dois blocos. "O compromisso do Mercosul com a União Europeia é um percentual de cobertura de comercio entre 87% e 90%", afirmou o ministro. Borges também comunicou que o acordo automotivo entre Brasil e Argentina será prorrogado de maneira provisória por mais um ano a partir de julho. O atual acordo vence em 30 de junho. "O acordo automotivo vai ser prorrogado. E temos um ano para trabalhar um novo de longo prazo", destacou.