Publicado em: 24/05/2024 às 10:35hs
As bolsas de valores na China fecharam em baixa nesta sexta-feira, refletindo uma tendência global devido a preocupações sobre a política monetária nos Estados Unidos e tensões crescentes em relação a Taiwan. O robusto desempenho econômico dos EUA aumentou as expectativas de que as taxas de juros permaneçam elevadas por mais tempo, o que por sua vez reduziu o apetite dos investidores por riscos.
Para agravar o clima de incerteza, as forças militares chinesas realizaram exercícios de guerra em torno de Taiwan pelo segundo dia consecutivo. Esses exercícios foram descritos como uma demonstração de capacidade para "tomar o poder" e controlar áreas estratégicas, uma ação vista como uma resposta às políticas do presidente taiwanês, Lai Ching-te.
No fechamento, o índice de Xangai registrou uma queda de 0,88%, enquanto o índice CSI300, que engloba as principais empresas listadas em Xangai e Shenzhen, caiu 1,11%. O índice Hang Seng, referência em Hong Kong, também sofreu uma queda de 1,38%.
Na semana, o CSI300 acumulou uma perda de 2,1%, interrompendo uma sequência de cinco semanas de ganhos, enquanto o Hang Seng recuou 4,8%.
Nos demais mercados asiáticos, o índice Nikkei em Tóquio caiu 1,17%, o índice Kospi em Seul teve uma desvalorização de 1,26%, e o índice Taiex em Taiwan registrou uma baixa de 0,19%. Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 1,38%, enquanto em Xangai o índice SSE perdeu 0,88%.
Os investidores continuam atentos às dinâmicas econômicas e geopolíticas, buscando compreender seu impacto nos mercados financeiros globais.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias