Internacional

A exemplo dos EUA, Rússia também quer impor “selo de origem” às carnes

Com a decisão de criar um selo de origem para as carnes e outros alimentos in natura comercializados no país, os EUA estão fazendo escola


Publicado em: 29/08/2013 às 14:10hs

A exemplo dos EUA, Rússia também quer impor “selo de origem” às carnes

No inicio deste mês, o Partido Liberal Democrático (PLD) da Rússia apresentou ao Congresso (Duma) projeto de lei tornando obrigatória a menção do país de origem em todo os produtos cárneos (inclusive os de frango) colocados no varejo russo. Em especial, o projeto propõe que nas embalagens de produtos à base de carnes seja aplicado um selo especificando o país de origem para todos os ingredientes utilizados.

A justificativa para a proposta é a mesma utilizada pelos EUA: proteger os direitos dos consumidores, “levando ao seu conhecimento informações mais completas sobre a carne e produtos de carne disponíveis no varejo”.

A propósito, é comentado que, “os consumidores desconhecem de que carne (brasileira, lituana, russa ou de outro país) é feita uma salsicha”, porque os fabricantes não estão obrigados a qualquer identificação do gênero.

O projeto só começa a ser discutido na Duma a partir da próxima semana, quando termina o recesso do congresso russo. Se aprovado, deve levar os países exportadores a recorrerem à Organização Mundial do Comércio (OMC), como já ocorreu com México e Canadá em relação à mesma obrigatoriedade imposta pelos EUA.


Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias