Publicado em: 14/11/2013 às 09:40hs
Conforme levantamento realizado pela Emater/RS-Ascar, em torno de 20 municípios da Serra gaúcha tiveram perdas na agropecuária devido às chuvas excessivas ocorridas desde o último domingo (10.11), acompanhadas de vendavais e granizo em diversos locais. A precipitação registrada nesse período (10 a 12/11) foi superior à média de todo o mês de novembro (140 mm), nos últimos 36 anos (Embrapa CNPUV).
Entre os municípios mais atingidos estão Bento Gonçalves, Pinto Bandeira e Monte Belo do Sul. No primeiro, dos 4.845 hectares de parreirais, 760 foram afetados, com perdas de 2.045 toneladas. Nas frutíferas (pêssego, ameixa, caqui e quivi), estimam-se perdas de 80% da produção nos 175 hectares cultivados, o que representa um volume de 1.905 toneladas. Na localidade de São Pedro, dois hectares de olerícolas com plasticultura foram danificados.
Já em Pinto Bandeira, a redução deve chegar a 20% (3.600 toneladas) na produção de pêssego e 50% na de ameixa (425 toneladas). Em Monte Belo do Sul, dos 2.530 hectares cultivados, 70% (1.770 hectares) foram afetados pelo granizo, ventanias ou chuvas torrenciais, com danos que variam de mínimos a totais. Na comunidade de Santa Bárbara, a mais atingida, estima-se que em torno de um terço da produção de uva será perdida.
No município vizinho de Santa Tereza, foram prejudicadas, aproximadamente, 60 famílias, com perdas médias na produção de uvas entre 20% e 70%. Em Farroupilha, foram registradas perdas de 30% em uma área de 500 hectares, principalmente de parreiras, pessegueiros e ameixeiras, em 200 propriedades rurais, de 15 comunidades.
Conforme o assistente técnico da Emater/RS-Ascar do escritório regional de Caxias do Sul, Enio Ângelo Todeschini, além da redução na produção da safra 2013/2014, os pomares atingidos terão sua capacidade produtiva diminuída também nas próximas safras, devido à perda das folhas e gemas e ao estresse causado pelos ferimentos. Isso também vai aumentar o risco de incidência de doenças, exigindo mais cuidados e investimentos por parte dos produtores e onerando a receita das famílias.
Além dos danos na agropecuária, estradas vicinais da região foram afetadas, ocasionando sulcos e buracos, o que deverá agravar a situação financeira dos poderes públicos e dificultar o transporte. Também foram registrados destelhamentos, quedas de árvores, erosão em áreas de lavouras e pomares e, nos municípios de Fagundes Varela, Cotiporã, Veranópolis e Vila Flores, perdas na produção e leite devido à falta de energia (ordenha e conservação refrigerada).
Seguro agrícola
Nos municípios atingidos, os produtores que contrataram o Proagro já estão comunicando a ocorrência ao agente financeiro, a fim de poder recuperar o capital investido no custeio e, no caso do Proagro Mais, obter um ressarcimento de até R$ 7 mil reais. A Emater/RS-Ascar deverá realizar a maioria dos laudos de Proagro na região que, por enquanto, será preliminar, pois as perdas só poderão ser precisadas na colheita.
Fonte: Emater - RS
◄ Leia outras notícias