Publicado em: 08/03/2013 às 20:00hs
No Estado, fizeram a diferença os desempenhos apresentados pela agropecuária e pela construção civil. Os dados integram a pesquisa "Produto Interno Bruto de Minas Gerais: resultados do 4º trimestre de 2012", elaborada pelo Centro de Estatística e Informações (CEI) da Fundação João Pinheiro (FJP) e divulgada ontem.
Na avaliação do coordenador de Contas Regionais do CEI e do estudo, Raimundo de Sousa Leal Filho, o comportamento da economia mineira ao longo do primeiro semestre do exercício passado foi fundamental para o resultado do índice de Minas no acumulado do ano. Isso porque, segundo ele, nos dois primeiros trimestres de 2012 o PIB do Estado ficou bem acima do brasileiro e nos últimos dois, o desempenho foi igual ou inferior ao nacional.
"O maior ritmo do crescimento mineiro na primeira metade do ano é que determinou o resultado final. Já que nos dois primeiros trimestres a economia do Estado foi bem superior à do país, assim como ocorreu no segundo semestre de 2011. Apesar de naquele exercício o PIB de Minas ter ficado nos mesmos patamares do índice brasileiro, em 2012, o crescimento de um semestre foi suficiente para ultrapassar a média brasileira", explica.
Para Leal Filho, também pesou no resultado de Minas Gerais o fato de o Estado ter sentido os efeitos do desaquecimento econômico primeiro que o restante do país, mas também ter recuperado antes o dinamismo em alguns setores. "Essa recuperação, por sua vez, envolve questões específicas de cada setor, porque cada um tem reagido de uma maneira às medidas para alavancar a economia", afirma.
Fonte: Diário do Comércio
◄ Leia outras notícias