Brasil

O papel do agronegócio no desenvolvimento de Goiás é tema de mesa-redonda

Será realizada nesta quarta-feira, dia 24, às 9h, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás - FAEG a mesa-redonda PIB e Agronegócio. Uma realização do jornal O Popular com parceria da FAEG, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR/GO e Sindicato Rural


Publicado em: 23/04/2013 às 18:00hs

O papel do agronegócio no desenvolvimento de Goiás é tema de mesa-redonda

Com a presença de prefeitos dos municípios do Estado, autoridades, empresários rurais, entidades de classe e imprensa, o objetivo do evento é levantar os principais pontos que fazem do agronegócio o responsável por manter o crescimento da economia goiana. Sete dos 10 maiores municípios no ranking do PIB têm a agropecuária como atividade econômica principal. O setor assegura mais competitividade ao estado e ainda garante ao Brasil uma posição cada vez melhor no cenário mundial.

De acordo com dados do IBGE de 2010 divulgados pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos da Secretaria de Gestão e Planejamento (IMB/Segplan), os 10 municípios goianos mais ricos são responsáveis por 60,3% do Produto Interno Bruto (PIB) goiano, totalizando R$ 58,835 bilhões. O PIB total de Goiás foi de R$ 97,57 bilhões. Goiás ocupa o 9º lugar do PIB do Brasil.

A mesa-redonda será composta pelo mediador, jornalista Jarbas Rodrigues de O Popular, pelo presidente do Sistema FAEG/SENAR, José Mário Schreiner e o palestrante, professor doutor titular da Universidade de São Paulo (USP), Marcos Fava Neves. O tema desta edição será: O desafio da competitividade e a atuação das lideranças no desenvolvimento local. Ao final serão levantadas as recomendações estratégicas que somadas aos esforços dos gestores municipais e aliados à capacidade empreendedora do produtor rural, possam garantir mais competitividade ao setor agropecuário e um crescimento constante da economia local.

CADERNO ESPECIAL

O caderno Os 10 Mais do PIB Goiano faz um levantamento dos dez maiores municípios de Goiás, além de trazer uma cobertura completa com todas as diretrizes discutidas durante a mesa-redonda sobre PIB e Agronegócio. O caderno será publicado no dia 28 de abril, no jornal O Popular.

Mesa-redonda PIB e Agronegócio

  • Data: 24 de abril de 2013
  • Horário: 9 horas
  • Local: Auditório da FAEG (Avenida 87, nº 662, Setor Sul, próxima Praça do Ratinho.)

Fonte: Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás - FAEG

◄ Leia outras notícias