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Ministério concentra gastos publicitários no Plano Safra

Os Planos Safra roubaram os holofotes do Ministério da Agricultura neste ano não apenas pelos recursos recorde de crédito rural reservados, mas também pelas verbas de publicidade destinadas a sua promoção


Publicado em: 11/07/2014 às 18:40hs

Ministério concentra gastos publicitários no Plano Safra

Procurada pelo Valor, a Pasta informou que já gastou neste ano R$ 9,688 milhões com essa finalidade, quase todo o montante que desembolsou em publicidade desde janeiro (R$ 9,701 milhões).

De janeiro até agora, o bolo de recursos utilizados para divulgar os planos das safras 2013/14 e de 2014/15, lançado em maio, cresceu R$ 2,206 milhões (29%) em relação aos gastos de R$ 7,482 bilhões para promover apenas o Plano Safra 2013/14 no ano passado - quando, no total, os gastos do ministério com publicidade alcançaram R$ 11,787 milhões.

Os recursos para a divulgação do plano não apenas cresceram como foram concentradas em um período mais curto. Por conta da legislação eleitoral, o ministério teve até o último sábado, dia 5, para anunciar suas linhas de financiamento agrícolas.

O montante para a publicidade do plano "avançou" sobretudo sobre os recursos destinados à campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa, que costumam dividir a bola na Agricultura. Diante da data-limite para veiculação de propagandas, o ministério cancelou a propaganda da segunda parte da campanha de vacinação, que acontece no mês de outubro.

A publicidade sobre a primeira etapa da campanha, em maio, foi mantida, mas, para economizar recursos e garantir mais verbas para a divulgação dos Planos Safra, a Pasta preferiu reutilizar o material feito para a campanha de 2013.

A concentração de esforços publicitários em um dos maiores programas federais de financiamento ao setor privado ocorre em um momento-chave para o governo federal, que busca reatar os esgarçados laços com o setor ruralista neste ano eleitoral.

O redirecionamento de esforços atende a uma reivindicação do próprio segmento. Segundo a assessoria do ministério, representantes do setor criticaram a comunicação do governo sobre o Plano Safra no ano passado. A reclamação era de que as propagandas não eram focadas nem no cidadão comum nem no produtor rural, o que resultava em uma campanha pouco esclarecedora para o público em geral e sem detalhes suficientes para atrair a atenção de agricultores e pecuaristas.

Além disso, houve no primeiro semestre deste ano um reforço de divulgação do Plano Safra anunciado no ano passado (2013/14), diferentemente dos anos anteriores. A divulgação do pacote costuma ocorrer em seu primeiro semestre de execução, equivalente ao segundo semestre do ano civil, quando o volume de contratações de crédito é mais concentrado. Neste ano, o ministério avaliou que era preciso informar que ainda havia recursos disponíveis no programa que estava em curso.

O ritmo de contratação de crédito, porém, não foi um problema no Plano Safra 2013/14. Pelo contrário, os produtores consumiram os recursos em uma proporção muito maior que em temporadas anteriores. Desde o início do Plano Safra 2013/14, em julho, até dezembro (período em que costuma ocorrer o maior volume de contratações), o desembolso havia sido de 67,1% do volume de recursos disponibilizado, ou R$ 91,258 bilhões. No mesmo período do ciclo anterior, o percentual foi de 52,2% do total, ou R$ 60,499 bilhões.

Fonte: SEAGRI BA

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