Publicado em: 08/05/2014 às 16:20hs
As principais culturas são as de soja e milho, mas Matopiba tem potencial para crescer ainda mais em vários outros setores da agricultura. “Essa região é propícia para a produção de soja, milho, algodão, madeira”, afirmou Leandro Bortolon, pesquisador da Embrapa.
O preço baixo das terras, comparado a outros estados, e o terreno plano ideal para a agricultura são os principais atrativos dessa região. Os avanços tecnológicos que facilitam a produção em qualquer tipo de solo também permitiram o desenvolvimento dessa nova fronteira agrícola. “O crescimento rápido vem em função das novas tecnologias que hoje estão disponíveis para serem implementadas no sistema de produção”, enfatizou o pesquisador.
Produtores, investidores e pesquisadores agrícolas têm migrado para essa região. Para Bortolon, a descoberta do Matopiba é na verdade “a visão desbravadora e empreendedora do agricultor brasileiro”. Segundo ele, o grande desafio dos produtores que vão para o Matopiba é conciliar a evolução e aceleração do crescimento com a produção sustentável.
Fonte: Embrapa
◄ Leia outras notícias