Brasil

Lago de Furnas baixa e atinge marca do ano de apagão

O Lago de Furnas, no Sul de Minas Gerais, está fechando o mês de junho com um recorde negativo


Publicado em: 01/07/2014 às 19:00hs

Lago de Furnas baixa e atinge marca do ano de apagão

Com 10 metros abaixo do normal, essa marca somente foi atingida 13 anos atrás - ainda em 2001, ano marcado pelo chamado "apagão". A situação da represa é sentida no turismo, agricultura, comércio, piscicultura e outros serviços.

As usinas que necessitam da água para a geração de energia também acabam prejudicadas. Das quatro localizadas no Rio Grande, a Usina de Marimbondo já opera com 20,2% da capacidade, enquanto a Usina de Água Vermelha está funcionando com apenas 16% da capacidade, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS).

A situação é preocupante quando se leva em conta que a pior parte da seca ainda nem começou, devendo chover quase nada na região nos próximos meses. Em junho de 2013 o lago estava seis metros acima do nível agora e, ainda assim, foi considerado um ano extremamente seco.

O secretário executivo da Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas), Fausto Costa, diz que o prejuízo é enorme para toda a região. Segundo ele, sempre se espera que as chuvas do início de ano encham o lago, mas isso não aconteceu neste primeiro semestre.

Fonte: Estadão Online

◄ Leia outras notícias