Publicado em: 10/01/2014 às 10:55hs
O resultado também supera as previsões de mercado de crescimento entre 5,82% e 5,83%, abaixo do ano anterior.
Apesar da forte pressão ao longo do ano, especialmente de alimentos, a taxa perdeu força no segundo semestre e o governo evitou o estouro da meta, de 6,5%.
O grupo alimentação registrou alta de 8,48% no ano e foi um dos principais responsáveis pelo avanço do índice.
Outros grupos que mantiveram a inflação no rol das preocupações de mercado e governo, ao puxaram o IPCA para cima, foram despesas pessoais, com alta de 8,39%, e educação (7,94%).
Apesar do aumento da gasolina no fim de 2013, o grupo transporte, o segundo de maior peso, atrás de alimentação, avançou 3,29% diante do represamento dos reajustes dos combustíveis e dos preços em queda de veículos graças ao IPI reduzido.
Fonte: FOLHA DE S.PAULO
◄ Leia outras notícias