Brasil

Ibovespa opera em queda pelo segundo dia seguido

Na quarta-feira, o principal índice de ações da bolsa de valores caiu 2,34%, a 106.247 pontos


Publicado em: 19/05/2022 às 10:35hs

Ibovespa opera em queda pelo segundo dia seguido

O Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em queda nesta quinta-feira (19), no segundo dia seguido de perdas, acompanhando o clima negativo nos mercados externos.

Às 10h06, o Ibovespa recuava 0,41%, a 105.807 pontos.

Na quarta-feira, a bolsa fechou em baixa de 2,34%, a 106.247 pontos. Com o resultado, passou a acumular alta de 1,74% na semana, de 0,85% no mês, e de 3,78% no ano.

O que está mexendo com os mercados?

No exterior, permaneceram as preocupações de que a inflação global e o aperto dos juros nas grandes economias possam provocar uma desaceleração da economia global.

Em ata divulgada nesta quinta, autoridades do Banco Central Europeu expressaram preocupação generalizada com a propagação da inflação e defenderam a continuação da normalização de juros.

O documento apontou que muitos membros do colegiado estão agora apoiando um aumento da taxa de juros em julho, a primeira alta pelo BCE em mais de uma década, e muitos estão pressionando para elevar sua taxa de depósito para território positivo este ano. Ela está atualmente em -0,5%.

Na cena doméstica, o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou na quarta-feira o processo de privatização da Eletrobras.