Publicado em: 16/05/2024 às 18:40hs
A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda revisou suas projeções econômicas, aumentando a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2024 para 2,5%. Paralelamente, observou uma pressão inflacionária maior, conforme divulgado em boletim nesta quinta-feira.
A SPE elevou sua projeção de crescimento econômico para 2024 de 2,2% para 2,5%. Porém, não incluiu os impactos das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, indicando que a magnitude desse impacto depende de novos eventos climáticos e do auxílio fiscal e de crédito nas áreas afetadas.
Prevê-se que a agropecuária e a indústria de transformação sejam as mais afetadas, principalmente devido à representatividade do Rio Grande do Sul nessas áreas em comparação com a média nacional.
Os sinais de recuperação econômica são atribuídos a vendas robustas no varejo, aumento na geração de empregos, concessões de crédito e contribuição do setor externo devido à depreciação cambial. A construção civil e as importações de bens de capital também contribuíram para essa tendência.
A SPE revisou para baixo as estimativas para a agropecuária e a indústria, mas aumentou para o setor de serviços. Esses dados são cruciais para a revisão das estimativas governamentais de receitas e despesas, influenciando a política fiscal do país.
A SPE agora prevê uma alta de 3,70% no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) este ano, acima da previsão anterior de 3,50%. Para 2025, a previsão é de 3,20%. Essas revisões refletem tanto os efeitos da depreciação cambial quanto os impactos das chuvas no Rio Grande do Sul nos preços de produtos alimentícios.
As próximas projeções fiscais serão apresentadas pela equipe econômica na próxima semana, incorporando essas revisões nos cenários orçamentários e fiscais do governo.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias