Publicado em: 12/06/2013 às 18:50hs
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE) lançou nesta quarta-feira (12/06), a primeira edição do “Panorama do Comércio Exterior Mínero-Metalúrgico de Minas Gerais”. O levantamento é fruto de uma parceria entre o setor de Inteligência Comercial da Central Exportaminas (unidade da Coordenadoria de Comércio Exterior) e a Subsecretaria de Política Mineral e Energética, da SEDE. Os principais objetivos do material são a apresentação da evolução do comércio internacional dos produtos que compõem os segmentos de mineração e metalurgia e a apresentação do potencial de novos negócios para o setor em Minas Gerais.
A publicação vem somar-se às demais edições do “Panorama do Comércio Exterior e Panorama do Comércio Exterior do Agronegócio de Minas Gerais”.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, “a estratégia do governo de Minas Gerais é voltada para a agregação de valor à nossa produção, mas a importância da riqueza do subsolo de nosso Estado tem que ser destacada”, afirmou.
Além dos principais indicadores da balança comercial mineira, as duas publicações, produzidas pela equipe de Inteligência Comercial da Central Exportaminas e pela Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) visam atender à crescente demanda por informações sobre a oferta de produtos e serviços de Minas para o exterior.
O secretário adjunto da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Paulo Romano, destacou a importância da publicação dos Panoramas, como fonte de informação para o mercado. “Temos conseguido cumprir o compromisso de informar. Nos últimos anos, Minas Gerais vem apresentando dados robustos no comércio exterior do Agronegócio e ampliado a diversificação de produtos”, disse ele.
Participaram também da entrevista coletiva de lançamento dos Panoramas, o subsecretário de Política Mineral e Energética da SEDE, Paulo Sérgio Machado Ribeiro, a coordenadora Especial de Comércio Exterior da SEDE, Elisabete Serodio, o diretor da Central Exportaminas, Ivan Barbosa Netto e o superintendente de Política e Economia Agrícola da Seapa, João Ricardo Albanez.
Mínero-Metalúrgico - Em 2012, o setor Mínero Metalúrgico respondeu por 72,9% das exportações mineiras e foi responsável por 20% do total das exportações de Mineração e Metalurgia do Brasil, ou o equivalente a US$ 24,38 bilhões, segundo melhor resultado dos últimos nove anos.
Os dados do Panorama confirmam que no setor de mineração, Minas Gerais se manteve na segunda posição no ranking dos estados exportadores com 25,1% do total exportado pelo Brasil em 2012. O minério de ferro foi o produto mais vendido com 84,7% do total comercializado pelo Estado no setor, e 46,5% do total exportado pelo Brasil. Outros produtos em destaque foram o ouro em bruto, semimanufaturado ou em pó (64,7% do total exportado pelo Brasil); terras e pedras (70,2% do total brasileiro) e pedras preciosas e semipreciosas (53,9% do total nacional).
Também no setor metalúrgico, Minas ocupa a segunda posição no país. O destaque é ferro-ligas, que foi o produto mais exportado, sendo responsável por 26,6% do total comercializado pelo Estado e 70,2% do valor total exportado em Ferro-Ligas pelo Brasil. Outros produtos de destaque do setor foram: o subgrupo de produtos Zinco e suas Obras (98,1% do total nacional); Metais Comuns, Cerâmicas e suas Obras (79,3%); Fios de Outras Ligas de Aço (74,0%).
O saldo comercial do setor foi superavitário e atingiu US$ 16,32 bilhões, representando 76,4% do saldo comercial total de Minas Gerais em 2012. A corrente de comércio (soma das exportações e das importações) registrou o valor de US$ 32,43 bilhões no Estado, 12,9% do total nacional comercializado internacionalmente pelos setores e 71,3% do valor total transacionado por Minas.
Balança Comercial de Minas Gerais – Os dados da edição 2013 do Panorama do Comércio Exterior informam que em 2012, o saldo comercial de Minas Gerais foi de US$ 21,38 bilhões, melhor resultado obtido dentre os demais Estados brasileiros. Na Corrente de Comércio do Brasil (soma das exportações e das importações), Minas Gerais respondeu por 9,8%, o que representou US$ 45,48 bilhões. As exportações de Minas Gerais somaram US$ 33,43 bilhões, segundo maior valor da história do Estado. Caso fosse considerado um país, Minas ocuparia a 61ª posição no ranking de países exportadores. Também as importações atingiram, no ano passado, o segundo maior valor da história do Estado, US$ 12,02 bilhões, correspondente a 5,4% do total brasileiro.
Em relação aos demais estados, Minas Gerais continua sendo o segundo maior exportador brasileiro, com 13,8% do total exportado pelo País. Entre os produtos em destaque estão o zinco e seus derivados (98,1% do total brasileiro); ferro ligas (70,2%); ouro em bruto, semimanufaturado ou em pó (64,7%); café (58,8%); tubos de ferro fundido, ferro ou aço (56,9%).
Destaques - Outros pontos importantes destacados no Panorama são a desconcentração das exportações da região Central em 2012, responsável por 60% do total exportado pelo Estado. Em 2011, o valor foi de 62,5%. A região do Jequitinhonha/Mucuri exportou US$ 107,12 milhões em 2012. Apesar do pequeno valor, a região apresentou maior crescimento relativo (+49,3%).
Dos 262 municípios exportadores, 21 deles exportaram pela primeira vez ou retomaram suas atividades no ano de 2012. Nova Lima liderou o ranking dos municípios exportadores de Minas, com US$ 3,67 bilhões exportados.
De janeiro a dezembro de 2012, Minas Gerais exportou para 16 mercados para os quais não havia registro de exportação em 2011. No total, 189 mercados, aumento de 6,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Juntos, os dez principais destinos das exportações mineiras somaram 72,5% do total exportado, avaliado em US$ 31,2 bilhões.
As exportações para o bloco asiático foram de US$ 15,61 bilhões, representando 43,7% do total exportado por Minas Gerais. Os países destaques do bloco foram China, Japão e Coréia do Sul. A China foi o principal destino das exportações de Minas com US$ 10,55 bilhões em 2012, valor que equivale a 31,6% do montante exportado pelo Estado.
Agronegócios – Já o “Panorama do Comércio Exterior do Agronegócio” mostra que Minas é o quinto principal Estado exportador de produtos do agronegócio. Em 2012 foi responsável por exportações de US$ 7,81 bilhões que representaram 8,2% das exportações do setor nacional. O saldo comercial do setor foi de US$ 7,43 bilhões, correspondente a 9,4% da balança comercial do agronegócio brasileiro. Os valores alcançados pelo Estado no setor, em 2012, representaram o segundo maior valor das exportações mineiras do agronegócio e o segundo maior saldo da balança comercial do setor.
O café continuou liderando as exportações do agronegócio estadual, cuja receita cambial respondeu por 48,5% do montante exportado atingindo US$ 3,78 bilhões. As vendas externas de café originário de Minas Gerais representaram 58,6% das vendas brasileiras. As exportações de carnes (bovina, de frango, suína e de peru) registraram os maiores incrementos entre 2011 e 2012. A variação positiva foi de US$ 62,27 milhões. Em 2012, a receita de exportação de carnes chegou a US$ 916,31 milhões e representou recorde histórico.
O setor de carne bovina esteve entre os principais destaques e alcançou um valor histórico de US$ 370,3 milhões em 2012, aumento de 19,1% em relação a 2011. A participação do Complexo Soja também foi significativa com recorde histórico, para um patamar de US$ 654,3 milhões em receita de vendas e superando em 8,1% o valor alcançado no ano anterior.
O mercado europeu se manteve como principal destino das exportações mineiras do agronegócio, com participação de 36,8% nas exportações estaduais do setor. Em 2012, houve aumento da participação da Ásia, que passou de 13% para 25,4%, na comparação com o ano anterior. A China foi o grande destaque das importações asiáticas e teve a soja como principal produto importado.
As edições 2013 dos Panoramas, em versão bilíngüe (português e inglês), serão distribuídas para empresas nacionais e estrangeiras, embaixadas e consulados no Brasil e no exterior, câmaras de comércio e outras instituições, além da Rede de Organizações Regionais de Promoção Comercial (RTPO), instituição que reúne 18 agências de promoção comercial de 13 países. As edições serão disponibilizadas pelo site institucional da Central Exportaminas (www.exportaminas.mg.gov.br).
Fonte: SEAPA MG - Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
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