Brasil

Fiesp prevê alta de 1,6% do emprego neste ano

Puxada pelos setores de Produtos Alimentícios, Couro e Calçados, Coque e Derivados de Petróleo e Biocombustíveis, a indústria paulista criou 9,5 mil postos de trabalho em fevereiro, de acordo com dados da pesquisa de Nível de Emprego do Estado de São Paulo divulgada ontem pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)


Publicado em: 15/03/2013 às 12:00hs

Fiesp prevê alta de 1,6% do emprego neste ano

A entidade projeta uma recuperação de 1,6% do emprego em 2013, embora ainda existam incertezas quanto à força dessa retomada.

"Ainda existem dúvidas quanto ao grau da recuperação da indústria de transformação. Temos dados positivos, mas estamos com certa reserva a algumas características", afirmou o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp, Paulo Francini.

Francini se refere ao crescimento de 17,3% da produção de bens em fevereiro, número apurado pelo índice Produção Indústria Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), puxado principalmente pela fabricação de caminhões.

"O destaque no setor de caminhões está muito mais vinculado ao fracasso do setor no ano passado. Então, o grande crescimento deste ano está apoiado na grande perda do ano passado", explicou.

Francini afirma que a recuperação da indústria de transformação e do emprego está em curso, mas "falta vigor". Para a atividade industrial, a Fiesp projeta recuperação de 2,3%, ante queda de 4% verificada no ano passado.

Os setores que mais contrataram no mês passado foram os de Produtos Alimentícios, com a criação de 3.548 vagas, Preparação de Couros e Fabricação de Calçados, com 2.609 postos, e o segmento de Coque, Produtos Derivados do Petróleo e Biocombustíveis (2.097 trabalhadores).

Fonte: DCI - Diário do Comércio & Indústria

◄ Leia outras notícias