Publicado em: 05/03/2014 às 19:30hs
Entidades ligadas ao setor já projetam um desempenho do PIB da Agropecuária pior neste ano. Em 2013, houve alta de 7% em comparação com 2012. O coordenador Técnico e Econômico, Robson Mafioletti, da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), espera crescimento menor com a previsão de quebra de, pelo menos, 2,5 milhões de toneladas de soja no Paraná na safra 2013/14, em fase de colheita.
"A perspectiva é de crescimento, mas não tão forte", afirmou. Ele disse que o Estado é o segundo na composição do PIB da Agropecuária, atrás apenas de Mato Grosso.
As chuvas dos últimos dias em Mato Grosso impediram que pouco mais de 500 mil hectares de soja fossem colhidos entre 14 e 21 de fevereiro, o que pode resultar em uma perda de até 487 mil toneladas, informou nesta ontem a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja).
Segundo Mafioletti, o crescimento de 2013 pode ser atribuído a uma conjunção positiva de fatores, como clima favorável às lavouras e preços remuneradores para as principais culturas, o que já não se repete neste começo de ano.
O presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Gustavo Junqueira, afirmou que perdas ocasionadas pelo clima adverso neste começo de ano, preços mais baixos das commodities e retomada da safra norte-americana, principalmente do milho, devem inibir o crescimento brasileiro. "Teremos menos exportação de milho neste ano", ressaltou.
No entanto, Junqueira aposta na conquista de novos mercados para as carnes brasileiras como forma de garantir as exportações e parte do desempenho do agronegócio em 2014. "Se conseguirmos abrir novos mercados, podemos ter equilíbrio (nas exportações)", afirmou.
Sobre o crescimento de 7% do PIB do agronegócio em 2013, Junqueira destacou a base fraca de comparação de 2012, quando a seca prejudicou a produção de grãos na Região Sul. Naquele ano, também foram registradas perdas no setor da cana-de-açúcar, com seca em um período, alternada com excesso de chuva em outro.
Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO
◄ Leia outras notícias