Publicado em: 31/07/2014 às 17:00hs
“Com atraso, o FMI está repetindo um erro cometido seis meses atrás por analistas”, afirmou, se referindo a análises que colocaram o país entre os cinco mais frágeis do mundo. O ministro disse que não conhece os responsáveis pelo documento, que, segundo ele, são de um escalão inferior do FMI.
Confiança - Mantega afirmou ainda que o Brasil tem a confiança do mercado internacional, que o câmbio está estabilizado nos últimos seis meses, sendo o real a moeda que mais se valorizou (9,4% de janeiro a junho, segundo o ministro). “O Brasil continua sendo um dos países que mais recebem investimento estrangeiro direto”, completou.
Bônus - Mantega citou ainda a emissão de bônus com vencimento de 30 anos no exterior na semana passada, que foi feita a uma taxa de 5,13% e disse que a dívida externa brasileira é relativamente baixa, com apenas 7,6% vencendo no curto prazo (um ano). “O Brasil tem a confiança do mercado internacional e é um país sólido do ponto de vista cambial”, disse. “Temos um sistema financeiro sólido, menos alavancado que outros países”.
Fonte: Ocepar
◄ Leia outras notícias