Publicado em: 15/07/2014 às 14:10hs
O Brasil e a Rússia pretendem ampliar o fluxo bilateral de comércio para US$ 10 bilhões. Negociar a forma como essa meta será atingida foi um dos objetivos do encontro entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente russo Vladimir Putin, nesta segunda-feira (14/7), em Brasília. A reunião bilateral antecede a participação dos dois chefes de estados na Cúpula dos Brics, em Fortaleza.
No ano passado, a corrente comercial (soma de exportações e importações mútuas) entre os dois países foi de US$ 5,6 bilhões. Conforme os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o complexo carnes é o principal item da pauta de exportações brasileiras para a Rússia. De outro lado, matérias-primas para fertilizantes são os principais produtos que o mercado brasileiro importa dos russos.
“O Brasil é um dos maiores parceiros da Rússia na América Latina”, destacou Putin, durante declaração conjunta, feita no Palácio do Planalto.
Já a presidente Dilma Rousseff destacou a intenção de estreitar as relações com a Rússia em áreas como energia, defesa, ciência e tecnologia e infraestrutura.
“Desde 2004, o comércio bilateral mais que dobrou. Concordamos q há necessidade de aumentá-lo”, ressaltou Dilma, defendendo também participação mais coordenada dos países na agenda do G20, grupo dos países mais ricos e principais emergentes do mundo.
A presidente brasileira desejou também sucesso à Rússia, que será sede da próxima Copa do Mundo em 2018. E afirmou que os dois países podem cooperar na organização de grandes eventos, como a própria Copa da Rússia e as olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
Fonte: Globo Rural
◄ Leia outras notícias