Publicado em: 22/11/2013 às 14:00hs
A Deere & Co divulgou na quarta-feira um lucro maior que o esperado no seu quarto trimestre fiscal, impulsionado por fortes vendas de seus tratores e colheitadeiras, e estimou lucros para 2014 acima das expectativas.
As ações da maior fabricante mundial de equipamentos agrícolas saltaram quase 4 por cento nas negociações pré-mercado.
Os últimos cinco anos têm sido bons para os agricultores e para empresas como a Deere, que fornecem equipamentos. Os preços das commodities agrícolas foram puxados pelo aumento da demanda em mercados emergentes de rápido crescimento, bem como pelo apetite crescente por etanol e biocombustíveis, além de questões de colheita relacionadas ao clima.
Mas com os preços futuros do milho perto de uma baixa de três anos, impactados pela previsão de uma grande safra nos Estados Unidos, era esperada uma queda nos lucros de exploração para o próximo ano, que se relacionam intimamente com a compra de equipamentos.
A Deere reconheceu que as vendas de equipamentos em todo o mundo devem cair cerca de 6 por cento em 2014, com os agricultores se adaptando ao novo ambiente. Mesmo assim, a empresa disse que prevê um lucro para o ano fiscal de 2014 de cerca de 3,3 bilhões de dólares, muito acima das expectativas de Wall Street de 3 bilhões de dólares, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.
No trimestre recém-encerrado, a Deere teve lucro líquido de 806,8 milhões de dólares, ou 2,11 dólares por ação, acima dos 687,6 milhões de dólares um ano antes, ou 1,75 dólar por ação.
A receita caiu 3 por cento, para 9,451 bilhões de dólares.
Analistas, em média, esperavam lucro de 1,89 dólar por ação sobre uma receita de 8,68 bilhões de dólares, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.
Fonte: Reuters
◄ Leia outras notícias