Brasil

CRISE: Novas projeções econômicas traçam quadro sombrio para Europa

A Comissão Europeia revisou sua projeção para o desempenho do PIB da zona do euro neste ano, de contração de 0,3% para 0,4%


Publicado em: 06/05/2013 às 10:00hs

CRISE: Novas projeções econômicas traçam quadro sombrio para Europa

Para a União Europeia, a estimativa passou de crescimento de 0,1% para queda de 0,1% do PIB em 2013. Em relação ao próximo ano, a Comissão estima que o PIB da zona do euro deve crescer 1,2% e o da União Europeia, 1,3%.

Desemprego - De acordo com a Comissão, o desemprego permanecerá em níveis históricos em todo o continente, com a taxa de desemprego na União Europeia prevista em 11,1% para este ano e no próximo. Na zona do euro, o nível de desocupação deve ficar em 12,2% agora e em 12,1% em 2014.

Taxa recorde - Grécia e Espanha terão taxas de desemprego recorde, de 27%, neste ano. “Um desemprego intoleravelmente elevado em países-membro vulneráveis causa grande preocupação, porque põe em risco a coesão social”, diz o relatório trimestral da Comissão.

 Moeda comum  - As estimativas da Comissão pioraram também para as economias centrais do bloco de moeda comum. A instituição reviu de 0,5% para 0,4% sua estimativa de crescimento para o PIB alemão em 2013. No caso da França, a projeção passou de crescimento de 0,1% do PIB em 2013 para uma queda de 0,1%. A estimativa de contração de 1% do PIB da Itália em 2013, anunciada há três meses, foi revisada para uma retração de 1,3%.

 Endividamento  - O relatório da instituição apontou também que as famílias, os bancos e as empresas excessivamente endividados estão agindo como um freio para a recuperação econômica da Europa e destacou que os países que enfrentam endividamento alto precisam seguir reduzindo-o. Embora o risco de abandono da moeda comum tenha se “dissipado”, de acordo com o relatório, a recuperação lenta e instável é prejudicada por países que estão abandonando as reformas, pelas taxas de desemprego persistentemente altas e pela fragmentação do sistema financeiro do bloco.

 Exportações  - Quaisquer surpresas positivas e a expectativa de mais crescimento no futuro virão principalmente do aumento das exportações sustentado pela diminuição dos custos do trabalho, que já têm impacto nas contas externas dos países.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA OCEPAR/SESCOOP-PR

◄ Leia outras notícias
/* */ --