Publicado em: 27/06/2014 às 11:00hs
Os que estão do outro lado, os grandes grupos compradores, estão se concentrando cada vez mais.
Em 2000, os cinco principais varejistas da Alemanha detinham 66% do mercado de varejo de alimentos. No ano passado, esse percentual atingiu 76%. Na França, a evolução foi de 70% para 73%, enquanto nos Estados Unidos subiu de 43% para 49%. Na média, os cinco maiores varejistas do mundo detêm 73% do comércio, acima dos 63% de 2000.
A concentração não ocorre apenas lá fora. Os cinco maiores varejistas do Brasil detinham 41% do mercado em 2000, mas agora já estão com 53%. Já Israel tem a maior concentração, com os cinco principais varejistas detendo 100% do mercado.
Os números fazem parte de estudo sobre concentração de varejo nos principias países desenvolvidos feito pela Markestrat, com dados da Tetra Pak e da Euromonitor.
O faturamento dos cinco maiores varejistas do mundo ultrapassa a economia de vários países. Em 2013, atingiu US$ 983 bilhões. Já o volume financeiro que passa pelos quatro grandes blocos varejista de compra --e que atuam em 86 paísesatinge US$ 677 bilhões por ano.
Ibiapaba Netto, diretor-executivo da CitrusBR (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos), afirma que os compradores estão cada vez mais fortes, o que dificulta em muito as negociações dos processadores.
Ele cita o exemplo do suco, que tem Alemanha, Rússia e França como mercados importantes. A concentração já atinge 72% nesses mercados.
Fonte: Folha de São Paulo
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