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COMÉRCIO EXTERIOR: Semelhanças atraem empresários alemães interessados em fechar negócios no Paraná

Empresários da região de Baden Württemberg, do sul da Alemanha, vieram a Curitiba em busca de novos parceiros de negócios


Publicado em: 25/03/2014 às 16:30hs

COMÉRCIO EXTERIOR: Semelhanças atraem empresários alemães interessados em fechar negócios no Paraná

A comitiva, com 10 integrantes, participou de rodadas de negócios e de reuniões, em busca de uma aproximação com o setor produtivo local, nas áreas de aeronáutica, astronáutica, automobilística, biogás, TI, serviços, meio ambiente e metalurgia. Vinte e cinco instituições paranaenses buscaram a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio do CIN – Centro Internacional de Negócios – para participar das rodadas.

Parceria - Baden Württemberg é parceira do Paraná há 24 anos, sobretudo na transferência de tecnologia e inovação. No entanto, esta é a primeira vez que representantes do estado alemão vêm a Curitiba para participar de uma rodada de negócios. “Lá em 1990, talvez ninguém pudesse imaginar o quanto estaríamos avançados hoje, nessa relação entre empresas do Paraná e de Baden. Para um país que quer crescer, é preciso alcançar o mercado internacional. Trazer moeda estrangeira forte para dentro e fazer com que isso seja cíclico. E as rodadas de negócios são oportunidades efetivas”, enfatizou o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo.

Importação de tecnologia- O executivo da Duranox, Edison Behne, veio de Francisco Beltrão, interessado em importar tecnologia para o desenvolvimento de produtos feitos com aço inoxidável e abrir mercado na União Europeia. “Esses encontros promovidos pelo CIN são fundamentais para fomentar novos negócios. Com essa abertura do mercado mundial, é impossível você não ter negócios com outros países”, avaliou o gerente da Duranox, que hoje exporta 30% de sua produção, para países da América do Sul e América Central.

Semelhanças- Os alemães que não conheciam o perfil econômico do Paraná ficaram surpresos com as semelhanças com a Europa, sobretudo com sua região. “O Paraná parece europeu, com tantas indústrias dos setores automotivo e plástico. É um bom lugar para fecharmos negócios, também por sua organização, afirmou Christoph Götz, diretor da EK Design Stuttgart.

Otimismo- O representante do Ministério das Finanças e da Economia de Baden-Württemberg, Ewald Stirner, ficou otimista com os resultados do encontro. “As indústrias do Paraná são muito abertas e dispostas a fazer negócios com Baden. Vejo grandes oportunidades, a partir desta rodada”, disse.

Internacionalização - Um dos objetivos das rodadas de negócios é gerar oportunidades de internacionalização às pequenas e médias indústrias do Paraná. Segundo o gerente de Relações Internacionais e Negócio Exterior da Fiep, Reinaldo Tockus, é preciso desmistificar o mercado externo. “Há muitas chances e oportunidades que ainda não foram definidas. Há componentes nestes produtos altamente inovadores que podem ser confeccionados por empresas locais de média e até baixa tecnologia. Há muitos produtos que podem ser parcialmente desenvolvidos por empresas parceiras daqui, possibilitando uma série de benefícios fiscais para o produto final”, destacou Tockus.

Perfil - Conhecida como a região mais inovadora da Europa, Baden Württemberg tem 4,8% de seu PIB investido em pesquisa e desenvolvimento. Grandes empresas internacionais como Mercedes Benz, Porsche, Bosch, SAP e Würth, estão instaladas no estado. A região possui multiplicidade empresarial, rede de instituições de conhecimento e formação, centros de competência e amplo leque de arranjos produtivos locais, que contribuem para o desenvolvimento da ciência e economia.

Relações comerciais- Empresários paranaenses e alemães também participaram na última semana de uma rodada de negócios para estabelecer parcerias e possibilidades de compra e venda de produtos e serviços. Três empresas da Alemanha e nove do Paraná estiveram presentes na rodada para buscar oportunidades de negócios nos setores de madeira e móveis e prestação de serviços aduaneiros e logísticos. O encontro foi promovido pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) com o apoio da BVMW - Confederação Alemã para empresas de pequeno e médio porte.

Fonte: Agência de Notícias da Fiep

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