Brasil

Combustíveis sobem em novembro mas ainda sem impacto do reajuste da Petrobrás

O preço do litro da gasolina subiu 0,63%, enquanto o do etanol aumentou 0,94%


Publicado em: 09/12/2013 às 10:40hs

Combustíveis sobem em novembro mas ainda sem impacto do reajuste da Petrobrás

Os combustíveis ficaram mais caros em novembro, de acordo com os resultados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O preço do litro da gasolina subiu 0,63%, enquanto o do etanol aumentou 0,94%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Reajuste e incerteza sobre fórmula derrubam ações da PetrobrasPetrobras diz que aplicação de reajustes de combustíveis não será automáticaInflação oficial sobe 0,54% em novembro, calcula IBGEPara analistas, reajuste mantém ingerência na PetrobrasGasolina e etanol pesam no IPCA de novembro, diz IBGE

No entanto, o resultado ainda não absorveu o reajuste dos combustíveis anunciado pela Petrobrás em 29 de novembro, de 4%. "Ainda não pegou nada (da alta da gasolina)", afirmou Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE.

A alta dos combustíveis pressionou a variação do grupo Transportes em novembro, também impactado pelo aumento de 6,52% nas passagens aéreas. O grupo saiu de uma variação de 0,17% em outubro para 0,36% em novembro, o equivalente a um impacto de 0,07 ponto porcentual na alta de 0,54% do IPCA do mês.

Fonte: Agencia Estado

◄ Leia outras notícias