Brasil

BRASIL: PIB tem contração de 0,5% no terceiro trimestre

A economia brasileira encolheu 0,5% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com os três meses antecedentes


Publicado em: 03/12/2013 às 20:40hs

BRASIL: PIB tem contração de 0,5% no terceiro trimestre

A agropecuária registrou recuo de 3,5% enquanto a indústria e os serviços ficaram perto da estabilidade, com avanço de apenas 0,1%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Do lado da demanda, a formação bruta de capital fixo, um indicativo de investimentos, cedeu 2,2% entre julho e setembro, perante o segundo trimestre. O consumo das famílias subiu 1%. A despesa de consumo da administração pública teve alta de 1,2%. O IBGE apontou ainda que as exportações declinaram 1,4% e as importações verificaram baixa de 0,1%.

PIB - Em relação ao período de julho a setembro de 2012, o Produto Interno Bruto (PIB) registrou expansão de 2,2%. A agropecuária cedeu 1%, mas a indústria registrou ampliação de 1,9% e os serviços avançaram 2,2%.Ainda no comparativo com o terceiro trimestre do ano passado, a formação bruta de capital fixo subiu 7,3%, influenciada pela expansão da produção interna de bens de capital, como destacou o IBGE em nota. Foi o terceiro resultado positivo sucessivo.

Mantega - Nesta segunda-feira (02/12), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, tinha dito que a economia brasileira havia crescido 2,5% no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano anterior. A despesa de consumo das famílias avançou 2,3%.