Brasil

BNDES: Inflação já começa a ceder, avalia Coutinho

O Brasil tem condições de melhorar seus principais indicadores econômicos, como taxa de investimento, inflação e câmbio, e retomar taxas mais sólidas de crescimento nos próximos anos, avaliou o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho


Publicado em: 15/08/2014 às 12:10hs

BNDES: Inflação já começa a ceder, avalia Coutinho

“Tivemos um longo período em que houve forte ingresso de dólares o que produziu um apreciação do câmbio, e nesse momento vivemos o movimento contrário. Por outro lado, temos ainda que assegurar a estabilidade econômica, o que levou à necessária atuação do Banco Central sobre os juros”, disse, durante evento da indústria do aço em São Paulo na manhã desta quarta-feira (13/08).

Sinais - Coutinho observou que "a inflação já dá sinais de que começa a ceder" e que a inflação no atacado já está cedendo. "Mais para frente, eu tenho a expectativa fundamentada de que o mix macroeconômico brasileiro irá melhorar”, completou, referindo-se às taxas de câmbio, juros, além dos índices de preços.

Percepção - Sobre as declarações dadas pelo empresário Benjamin Steinbruch, de que os custos de se investir no Brasil são muito altos, Coutinho nota que há uma diferença de percepção. “Eu acho que a diferença é que eu tenho uma visão de médio prazo, enquanto ele está muito focado no curtíssimo”, disse o presidente do BNDES.