Brasil

Alta do dólar provoca aumento das exportações de commodities

Balança comercial brasileira na agricultura foi um dos principais temas abordados pelo 4º Fórum Nacional de Agronegócios, realizado sábado, em Campinas


Publicado em: 24/09/2015 às 17:15hs

Alta do dólar provoca aumento das exportações de commodities

A alta do dólar que tem efeito negativo em diversas áreas da economia brasileira produz reação oposta no agronegócio: o real desvalorizado impulsiona as exportações, principalmente de commodities e carne bovina, e traz certo alívio para o produtor e empresário do campo. O cenário favorável para a balança comercial brasileira na agricultura foi um dos principais temas abordados pelo 4º Fórum Nacional de Agronegócios, que ocorreu neste sábado (19) em Campinas, e contou com a presença de figuras como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e o governador Geraldo Alckmin. O ciclo de palestras no Royal Palm Plaza tratou também de demarcações de terra indígenas, legislação trabalhista, Código Florestal, biotecnologia e da questão agrária.

O presidente do Grupo Lide, que promove o evento, João Doria Júnior, explicou que no cenário de crise econômica o agronegócio é o único setor que deve apresentar algum índice de crescimento em 2015. Para ele, a recente taxa cambial ajuda a colocar os produtos brasileiros mais baratos e, consequentemente, mais atrativos no exterior. No entanto, o setor deve unir exportadores e produtores na redução de custos e otimização de resultados. “O agro é um setor unido e viemos aqui no Fórum para justamente reforçar esta união. A disputa de mercado deve ser feita numa segunda etapa. E é isso que o atual governo federal não está fazendo, porque em vez de ajudar o financiamento agrícola, está retirando parcelas de subsídios”.

Alckmin também concorda que o agronegócio tem promovido a empregabilidade no Brasil e acredita que o câmbio é uma boa oportunidade para o setor. O governador afirmou que a Agência Investe SP vai criar uma parceria com a consultoria de exportações Apex-Brasil para poder acelerar o mercado. “Eu vejo que exportação e a infraestrutura e a logística são as áreas que mais rapidamente podem ajudar a segurar o emprego nesse cenário”.

O prefeito Jonas Donizette (PSB) destacou a importância de Campinas na geração de pesquisa e tecnologia para a agricultura e lembrou que foi criado o Conselho do Agronegócio. Apesar de não ser uma das mais significativas atividades para a economia do município, a produção de frutas é responsável pela renda de muitas famílias da zona rural. “Nós já cadastramos mais de 600 propriedades rurais no Conselho, para que possamos dar o total apoio aos produtores rurais em Campinas”.

Jurisprudência

Em uma das palestras mais disputadas do dia, o ministro Gilmar Mendes falou sobre a jurisprudência criada no STF envolvendo questões ligadas à terra e sobre a necessidade de se criar um cenário de segurança jurídica para o desenvolvimento pleno do agronegócio. Processos envolvendo demarcações de terras indígenas e quilombolas, por exemplo, chegam com cada vez mais frequência ao Supremo, e, para Mendes, é necessário um entendimento comum entre Executivo e Legislativo sobre o assunto. “É fundamental que nos definamos essas relações, a indefinição das fronteiras que gera insegurança jurídica”. O ministro disse ainda que o direito a propriedade é um princípio que não pode ser subvalorizado. “É um direito fundamental decorrente inclusive da liberdade individual, do empreendedorismo, e isso precisa ser prestado atenção”.

O encontro contou também com palestras de Roberto Rodrigues, presidente do Lide Agronegócios, Almir Pazzianotto Pinto, ex-ministro do Trabalho e do Tribunal Superior de Trabalho, Damares Monte, consultora jurídica da Embrapa e Samantha Pineda, consultora jurídica da Frente Parlamentar da Agropecuária. Ao final do encontro, ocorreu a entrega do Prêmio Lide de Agronegócios 2015 em cinco categorias: defensivos, fertilizantes, implementos agrícolas, sementes e tratores.

Fonte: Correio Popular

◄ Leia outras notícias
/* */ --