Turismo Rural

Turismo rural preserva identidade cultural de Abelardo Luz

Município apresenta duas novas rotas turísticas


Publicado em: 11/12/2020 às 08:40hs

Turismo rural preserva identidade cultural de Abelardo Luz

O município de Abelardo Luz, no oeste catarinense, apresentará na terça-feira (15), às 19 horas, duas rotas de turismo rural que integram o plano de ações de fomento do segmento local. O evento acontecerá no Sítio dos Tucanos, de propriedade de Mário Signor, na comunidade de Passo das Antas.

A criação dessas rotas surgiu a partir da elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM), que definiu três eixos prioritários: agronegócio, agroindústria e turismo. A ação integra o Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/SC desde 2019 no município. 

A novidade é a Rota Italiana que proporcionará uma experiência única regada de farta gastronomia típica. Os visitantes conhecerão um pouco da história, degustarão produtos e a tradicional produção de alimentos, além de provarem a hospitalidade e participarem de uma festa típica italiana. 

A outra rota Caminhos da Conquista foi reativada e conta a história de vida e luta nos assentamentos no município. O roteiro tem foco na agricultura camponesa e mostra ao visitante o processo de organização das comunidades, a produção, suas manifestações artísticas, além de difundir conhecimento, valorização e resgate histórico-cultural.

“O passeio por entre as comunidades e o contato com o agricultor trazem um novo olhar sobre o Movimento Sem Terra (MST), aproximando mundos, histórias e experiências de vida muito diferentes”, antecipa a gestora local do Programa Cidade Empreendedora e secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Fernanda Facco.

Entre os atrativos estão: Monumento do MST (história do duelo na ponte); propriedade da Família Lavratti (local no qual as famílias se estabeleceram quando chegaram ao assentamento em 1985); Assentamento Santa Rosa III (trabalho realizado de maneira coletiva), Sítio Oliveira (sistemas de manejo de horticultura), propriedade da Família AgroLuz (produção de variedade de pães com fermentação natural).

Outra ação do setor realizada em parceria com o Sebrae/SC é a atualização do Plano Municipal de Turismo com as consultoras credenciadas à entidade Karla Fabiana Hall e Silvia Nowalski Balduíno. A elaboração do planejamento é norteada pela Política Nacional de Turismo e estabelece diretrizes e estratégias para o desenvolvimento da atividade. A construção ocorreu com a participação de representantes dos setores público e privado, além da comunidade local. O documento teve sua primeira versão em 2014, foi readequado conforme as novas metodologias e atualizado junto ao Conselho de Turismo e ao Grupo de Trabalho.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias