Turismo Rural

SC: Anchieta potencializa o turismo

O extremo oeste catarinense tem grande potencial para receber os turistas e conquistá-los com os atrativos consolidados e as belezas naturais


Publicado em: 13/07/2021 às 13:00hs

SC: Anchieta potencializa o turismo

Para potencializar o turismo, a Administração Municipal de Anchieta, em parceria com o Sebrae/SC, promove ações de fortalecimento das empresas locais, divulga as atrações, aplica recursos na sinalização turística e no paisagismo e incentiva os investimentos da iniciativa privada.

Para o prefeito, Ivan José Canci, o turismo é essencial para desenvolver a economia da região e para integrar as atividades econômicas existentes, seja no setor da agroindústria, da agricultura familiar, da indústria e do comércio ou em uma nova atividade que passa pela cultura, pela história e pela natureza. “Investir no turismo é uma oportunidade de desenvolver de forma equilibrada e sustentável os municípios”, enfatiza ao antecipar que serão construídos três portais temáticos e que está em conclusão o mapa turístico do município.

O prefeito relata que a atividade turística em Anchieta iniciou há cerca de 10 anos, porém se intensificou nos últimos anos. “Nesse processo o Sebrae/SC foi fundamental para trazer conhecimentos sobre estratégias de planejamento, de apoio ao município e da integração regional. A instituição tem sido a mola propulsora do turismo na região, principalmente por sua expertise e pelo compromisso com o desenvolvimento territorial”, enfatizou Canci.  

Entre os exemplos de investimentos da iniciativa privada está o Refúgio do Sossego, recém-inaugurado, mas que já tem reserva até agosto deste ano. O proprietário, Valdecir Luiz Lenhardt, explica que a ideia de construir a pousada surgiu após inúmeras viagens que realizou com a família no Brasil e no exterior. “Sempre fomos muito bem recebidos e resolvemos retribuir todo esse cuidado e carinho ao disponibilizar um local aconchegante para os visitantes”, comenta.

Segundo o empresário, o refúgio incentiva o visitante a contemplar a tranquilidade e oferece pesca esportiva, um passeio guiado para conhecer as várias espécies de árvores nativas e algumas aves exóticas. Na construção da pousada foram investidos aproximadamente R$ 120 mil, porém, Lenhardt pretende incrementar a estrutura com banheira de hidromassagem, lareira externa e balanço, que devem estar prontos até o fim de julho. Os interessados podem realizar reservas pelo telefone (49) 9 9928-6661.

A proprietária da Vinha dos Ventos e engenheira agrônoma, Priscila Schu, explica que optou em investir primeiramente no processo de vinificação natural, sem a utilização de insumos enológicos. “Atualmente trabalhamos com 11 variedades de uvas viníferas, americanas e híbrida, pois a intenção é verificar qual melhor se adapta na região para depois ampliar os parreirais”, explica. Entre os diferenciais estão a Peverella – primeira variedade branca trazida ao Brasil por imigrantes italianos no fim do século XIX – e a uva Syrah considerada uma das castas mais antigas.

Priscila explica que a produção iniciou em 2015, com a produção do suco integral orgânico e foi expandida para geleia, vinho e espumante natural (Pet Nat). O próximo passo será a certificação orgânica dos produtos para ampliar a comercialização. “Ainda não temos estruturas físicas, mas pretendemos construir a vinícola e chalés para receber visitantes”, antecipa. Mais informações sobre os produtos pelo telefone (49) 9 9905-0918 ou pelo Instagram @vinhadosventos.

“Os municípios do extremo oeste catarinense estão se preparando para receber o novo público de turistas, extremamente exigente e com muitas expectativas, que está disposto a consumir novidades e ter experiências diferenciadas enquanto aproveita a vida”, enalteceu o gerente regional do Sebrae/SC no extremo oeste Udo Martin Trennepohl.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias