Turismo Rural

Novos Agentes de Turismo Rural em Santos Dumont

No evento, que aconteceu no hotel fazenda Aurora, novos roteiros turísticos foram apresentados, com uma mistura de atrativos históricos, ecoturismo, culinária e autoconhecimento


Publicado em: 28/10/2022 às 14:30hs

Novos Agentes de Turismo Rural em Santos Dumont

A cerimônia de formatura da turma de agente de turismo rural de Santos Dumont reuniu dezenas de pessoas, entre convidados, familiares e autoridades, que presenciaram a formação do grupo “Tão Vão”, com 15 novos agentes que vão atuar em toda a região. No evento, que aconteceu no hotel fazenda Aurora, novos roteiros turísticos foram apresentados, com uma mistura de atrativos históricos, ecoturismo, culinária e autoconhecimento. 

Essa foi a quinta turma de agentes de turismo rural formada na região de Juiz de Fora este ano. As anteriores foram em Baependi, Cataguases, Rio Preto e Conselheiro Lafaiete. Em Caxambu, outro curso está em desenvolvimento, e deve ser concluído em dezembro. Wander Magalhães, gerente regional do Sistema Faemg em Juiz de Fora, afirma que esse é um programa importante para o desenvolvimento das cidades, que devem aproveitar o potencial turístico para atrair investimentos. “Agora a cidade vai contar com 15 novos agentes, focados no desenvolvimento turístico da região. Santos Dumont, conhecida como a terra do pai da aviação, também tem em sua história a pecuária leiteira, com a primeira indústria de laticínios da América Latina. Além disso, é reconhecida por sua diversidade natural, atrativos que podem ser muito bem aproveitados por esses novos profissionais”, disse. 

O secretário de turismo e esportes da cidade, Fabrício Corrêa de Andrade, esteve presente na solenidade. Ele acredita que a nova turma pode ajudar na divulgação do município para diversas regiões. “Nós temos o melhor dos dois mundos. Temos atrativos históricos e naturais, além de ótimos acessos, próximos às principais cidades da região. Temos muita história no museu de Cabangu e no distrito de Dores do Paraibuna. Também contamos com represas, cachoeiras e natureza preservada para quem busca paz e sossego”, relatou. 

A instrutora do curso, Fernanda Silva, estava orgulhosa de ver o grupo se formar. Todos os alunos que iniciaram nessa turma, concluíram o curso, uma turma diversa com quem houve uma grande troca de conhecimentos. “Eu senti a responsabilidade com esse grupo, pois muitos aqui já eram experientes no turismo quando começamos. Trabalhamos com muito empenho e, agora, deixamos a responsabilidade com os formandos, de divulgar o conhecimento e trabalhar com responsabilidade o turismo na região”.

Hélio Campos Fortes, tesoureiro da Associação de Produtores de Leite Balde Cheio, entidade cooperada do Sistema Faemg na cidade, afirmou que o grupo é uma grande aposta. “Esperamos que esses novos agentes possam ajudar no desenvolvimento da região, trazendo cada vez mais turistas para a cidade e gerando renda”.

Novos agentes se preparam para atuar

O grupo Tão Vão, reuniu pessoas de diversas idades e áreas de atuação. Profissionais de turismo, comunicação, donos de hotéis e pousadas aproveitaram para aprender mais sobre turismo, se atualizar e melhorar os produtos que poderiam ser ofertados aos consumidores. Kennedy Fernandes é dono do hotel fazenda Aurora, local onde foi realizada a cerimônia de formatura. Ele é um dos novos agentes que vão poder atuar na região. “Aqui na pousada a gente sempre tenta receber o turista com conforto e boa comida. Mesmo já trabalhando há muitos anos com o turismo, eu aprendi novas maneiras de tratar e fidelizar o meu público”, disse. 

A turismóloga Carolina Palmieri aproveitou para se atualizar. “Foi muito bom fazer parte desse aprendizado. Descobrimos diversos atrativos turísticos aqui na cidade, locais que a própria população muitas vezes não conhece”. Gicele Brittes é do distrito de Conceição do Formoso e integrante da Associação Turismo é Bom e Dá Trabalho. Ela disse que o curso foi a oportunidade de aprender mais sobre a própria região. “Durante os módulos a gente descobriu como explorar de maneira correta o que a gente tem por aqui. Nos nossos roteiros inserimos paisagens naturais e locais religiosos, que podem proporcionar  ao turista uma experiência singular”, contou. 

João Lusvardi é publicitário e artista digital. Para ele, o curso abriu novas ideias para o futuro profissional. “Antes eu pensava em trabalhar apenas com a divulgação. Hoje, o turismo se mostrou como uma perspectiva diferente, como uma nova opção de mercado para atuação”, contou. Andréia Oliveira é historiadora e, agora, agente de turismo rural. Ela aposta na história como atrativo. “Um local que tem um peso tão grande na região, merece ser melhor aproveitado. Vamos resgatar a história dessa cidade e mostrar o que há de melhor por aqui”, relatou ela. 

As Águas de Santos Dumont

Quebrar padrões e paradigmas. Esse foi um dos objetivos para a escolha dos nomes e dos roteiros criados pela turma. A rota das Águas de Santos Dumont surgiu com a ideia de desmistificar uma história regional, direcionada à cidade há alguns anos, de que suas águas levavam as pessoas que bebiam a se tornar homossexuais. A piada de mau gosto acabou sendo a inspiração para a exploração dos atrativos locais, dando uma outra visão para esse recurso no município. 

A rota surgiu com o intuito de fomentar o ecoturismo na região, aproveitando os atrativos como lagos, represas, rios e cachoeiras. Quatro roteiros foram desenvolvidos a partir dessa ideia:

  • Direto da Fonte - Quem beber, verá
    • Inclui passagem por trechos da Estrada Real, chafariz, mirantes, trechos de natureza preservada, piquenique e visita ao museu de Cabangu (a casa de Santos Dumont).
  • Roça de Pé
    • Visita a igrejas históricas da região, ao museu de Cabangu, às ruínas de antigas estações ferroviárias, hotel fazenda, mirantes e lanche.
  • Tô na Roça Mais Formosa
    • Este roteiro inclui o distrito de Conceição do Formoso. Inclui culinária local, cachoeiras, caminhada em meio à mata atlântica preservada, visita a igrejas e patrimônio arquitetônico. 
  • Caminho do Interior
    • Programação para quem procura contato com a natureza e autoconhecimento. inclui visita ao museu de Cabangu, almoço ovolactovegetariano em um sítio, colheita de ervas e folhas para chás. Experiência ideal para quem procura apreciar a natureza e praticar meditação.  

Além dos roteiros, o grupo também desenvolveu um novo prato, o Tão Bão, um bolinho de chuva recheado com doce de leite Borboleta, tradicional da cidade. Os roteiros já estão à venda. Para contratar ou saber mais, acesse a página do grupo no Instagram: tao.vao.tur