Turismo Rural

Município de Saudades investe em estratégias de fomento ao turismo

Oportunizar opções de lazer, atividades físicas, descanso ou encontros com famílias e amigos.


Publicado em: 07/03/2022 às 12:40hs

Município de Saudades investe em estratégias de fomento ao turismo

Com esse intuito a Administração Municipal de Saudades, no oeste catarinense, investiu em estratégias para fomentar o turismo. Exemplo disso são as soluções Promoção da Estruturação Turística e o Plano Estratégico do Turismo, que fazem parte do Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa é executada pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC e tem foco na melhoria do ambiente de negócios do município.

A primeira medida foi a reativação do Hípica Park, que tem 47 mil e 600 metros quadrados e foi reinaugurado em novembro de 2021. O espaço estava fechado para visitação desde julho de 2015, quando ocorreu enchente que inundou as dependências desse local público. O Poder Público realizou estudo junto aos órgãos ambientais para cumprir com todos os trâmites legais para abertura e, posteriormente, realizou a limpeza da área do parque respeitando as delimitações de proteção ambiental.

De acordo com o assessor de Comércio, Indústria, Turismo e Serviços e presidente do Conselho Municipal de Turismo (Contur), Marcos Mahle, o projeto de revitalização do parque contemplou: duas quadras de areia para prática de vôlei e futevôlei; campo de futebol; parque infantil; churrasqueiras; iluminação pública de led; sinalização com placas indicativas e equipe de vigilantes nos finais de semana. “Pensando no futuro buscamos a parceria do Sebrae/SC pela qual está em andamento projeto para melhorarmos ainda mais o local com a inserção de vários atrativos, que estarão disponíveis na próxima temporada de verão”, adianta.

O secretário de Fazenda e Administração Márcio Otair Hart comenta que outra medida realizada com orientação do Sebrae/SC foi o cadastro do município no Mapa do Turismo Brasileiro, que tem por objetivo orientar a atuação do Sistema Nacional do Turismo no desenvolvimento, regionalizado e descentralizado, das políticas públicas nos territórios identificados. Após a homologação, a cidade está apta a receber recursos para apoio de programas, projetos e ações que visem o desenvolvimento do turismo.

“O projeto em elaboração pelo Sebrae/SC contemplará a infraestrutura necessária para o parque, além da inserção de novos atrativos como ciclovias, áreas de acessos, passarelas até a queda d’água e trilhas de caminhada em meio à natureza. Também pensamos em instalar uma tirolesa de aproximadamente mil metros, que passará por cima da barragem construída recentemente no Rio Saudades. A comunidade espera o Hípica Park imponente e genuinamente acolhedor, fazendo jus à hospitalidade, que tão bem representa a nossa terra”, argumenta Hart.

Para o prefeito Maciel Schneider Saudades tem um potencial turístico adormecido que precisa ser estimulado. “Sabemos que esse investimento é a longo prazo, mas precisamos dar o ponta pé inicial e plantar essa demanda para que daqui a 15 anos possamos ser referência. Com essa visão de futuro firmamos parceria com o Sebrae/SC para elaborarmos estratégias para promover o setor. Trabalharemos em sintonia para que possamos colher muitos frutos”, ressalta

Soluções previstas

O gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste Udo Martin Trennepohl explica que para Promoção da Estrutura Turística são elaboradas estratégias com foco na estruturação de um equipamento ou atrativo turístico em Saudades. “Entre as ações estão o desenvolvimento master plane local que contempla os diferentes usos para exploração turística do espaço e projeções em 3D”, comenta.

O Plano Estratégico do Turismo, segundo Trennepoh, define medidas necessárias para promover o desenvolvimento sustentável do turismo. O trabalho envolve: análise do mercado turístico (demanda e oferta); análise da infraestrutura básica e dos serviços gerais encontrados; análise do quadro institucional; análise dos aspectos socioambientais; consolidação do diagnóstico estratégico; validação da seleção da área turística; análise SWOT participativa; missão e visão do turismo; estratégias para o desenvolvimento do setor e plano de ações.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

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