Turismo Rural

Cidades da Zona da Mata contam com SENAR para fortalecer Turismo Rural

Fortalecer o Turismo no meio rural a partir da formação de profissionais com visão do negócio e capazes de fomentar ações integradas na região é o objetivo do Programa de Qualificação para Turismo Rural, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR MINAS) na Zona da Mata


Publicado em: 27/03/2014 às 12:10hs

Cidades da Zona da Mata contam com SENAR para fortalecer Turismo Rural

A primeira turma que está participando conta com 16 representantes de Araponga, Canaã, Dom Silvério, Fervedouro, Ponte Nova, Rio Doce, Teixeiras e Viçosa.

Com carga horária total de 256 horas, o programa é dividido em sete módulos (um a cada mês). A qualificação aborda as potencialidades e oportunidades de negócios turísticos no meio rural; sustentabilidade, oportunidades e desenvolvimento de produtos e negócios; segurança nas atividades turísticas rurais; condução de turismo; hospedagem e atendimento ao cliente; meios de alimentação; e comercialização de produtos. Ao final do programa, os participantes irão receber certificados.

De acordo com a instrutora Dóra Pedroso, a capacitação permite formar agentes de Turismo Rural com uma visão macro do processo. “Isso os levará a identificar oportunidades de negócio e atuar na articulação de ações com foco em resultados, além de gerar mais oportunidades de trabalho e melhorar a qualidade dos serviços relacionados ao Turismo na região”, explicou. Trabalhando há mais de 20 anos na área, ela ainda informou que o programa contribui para que haja a integração de profissionais de vários municípios.

Para o gestor do Circuito Turístico Serras de Minas, Renato Miranda Cardoso, o curso está sendo uma excelente oportunidade de estimular a melhoria do turismo com planejamento. “É uma qualificação completa. Hoje as ações são desenvolvidas de forma isolada e solta. Com a capacitação, pretendemos implantar uma rede nos municípios e criar multiplicadores desse trabalho”, comentou. Segundo o gestor, o potencial turístico de quase os 18 municípios do circuito concentra-se na religiosidade, festas típicas e no artesanato.

Para a chefe do Departamento de Turismo da Prefeitura de Viçosa, Brenda Santunioni, o curso contribui de maneira imediata para as ações no município. “No ano passado criamos um roteiro tanto urbano como rural de Viçosa e podemos aplicar as informações nas ações do dia a dia junto aos agentes de turismo e parceiros”, afirmou.

Já foram realizados três módulos. O próximo irá ser realizado no início de abril. A previsão de término é para o início de agosto. O curso está acontecendo dentro do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e é uma parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Viçosa e com o Circuito Turístico Serras de Minas. Uma nova turma com participantes só de Araponga deve começar nas próximas semanas, mas ainda não há uma data definida.

A capacitação também irá contribuir para fortalecer o trabalho já realizado dentro do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, em Araponga. “Será de grande importância para lidar com o Turismo Rural e para estabelecer parcerias”, disse a monitora Laurielen Gurgel Pacheco, que está participando da qualificação. Ela informou que, em 2013, o parque recebeu mais de 6 mil turistas. O local funciona de terça-feira a domingo, das 7h às 17h.

Segundo o Instituto Estadual de Florestas (IEF), o parque ocupa o extremo norte da Serra da Mantiqueira ocupando terrenos nos municípios de Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé e Divino. A unidade de conservação tem 14.984 hectares onde predominam a Mata Atlântica, montanhas, vales, chapadas, encostas além de diversas nascentes e cursos d'água que integram as bacias dos rios Paraíba do Sul e Doce.

Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR MINAS

◄ Leia outras notícias