Orgânico

UE reconhece certificação orgânica do Reino Unido

“Este é um ganho de curto prazo para a indústria"


Publicado em: 25/01/2021 às 13:40hs

UE reconhece certificação orgânica do Reino Unido

Após muita incerteza, a União Europeia decidiu aprovar um regulamento para reconhecer os seis organismos de certificação orgânica do Reino Unido como equivalentes aos seus próprios até 31 de dezembro de 2021, para fins de comércio de orgânicos. Essa decisão significa que a indústria de orgânicos no Reino Unido poderá operar com mais segurança ao longo do próximo ano. 

O reconhecimento pela UE do setor orgânico do Reino Unido garantirá o acesso contínuo aos mercados essenciais da UE e da Irlanda do Norte e trará certeza aos produtores. Roger Kerr, executivo-chefe da certificadora Organic Farmers & Growers (OF&G), deu as boas-vindas à notícia. Mas ele disse que a incerteza permanece, já que o reconhecimento falha em abordar o status regulatório além do final de 2021, conforme a nova regulamentação orgânica da UE entra em vigor em 1º de janeiro de 2022. 

“Este é um ganho de curto prazo para a indústria e a notícia será um alívio para o setor orgânico que vive com incertezas há tanto tempo”, disse Kerr. “Mas ainda não oferece o robusto acordo nacional de equivalência orgânica entre o Reino Unido e a UE que estamos pedindo. Antecipamos que isso evitaria a necessidade de mudanças de rótulos e poderia significar que a exigência de certificados de inspeção pode ser evitada assim que houver um acordo. Isso seria um benefício significativo para os operadores”, completou. 

O Reino Unido é o nono maior mercado orgânico do mundo e as vendas de produtos orgânicos para a UE valem € 225 milhões ($ 273 milhões) a cada ano. Este resultado retribui a decisão do Reino Unido de fazer o mesmo para os órgãos de controle orgânico da UE algumas semanas atrás. 

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias