Orgânico

Feiras movimentaram negócios dos setores de produtos orgânicos e naturais

Bio Brazil Fair | BIOFACH America Latina e Naturaltech receberam milhares de visitantes profissionais e público em geral, que puderam conhecer e adquirir as novidades diretamente dos produtores


Publicado em: 11/06/2014 às 15:10hs

Feiras movimentaram negócios dos setores de produtos orgânicos e naturais

Foi encerrada no último sábado, 7 de junho, a 10ª edição das feiras Bio Brazil Fair | BIOFACH America Latina e Naturaltech, no Parque do Ibirapuera. Durante quatro dias, 220 produtores, processadores e fabricantes apresentaram o que há de melhor em produtos orgânicos - alimentos in natura e congelados, carnes, sucos, bebidas, leite, pães, cosméticos e moda – e naturais – alimentos funcionais, probióticos, integrais, fitoterápicos e vegetarianos, suplementos, cosméticos naturais e óleos essenciais.

Juntas, as feiras receberam 15 mil visitantes, entre lojistas especializados, de supermercados, farmácias, clínicas, hospitais, academias, spas e outros, e também o público consumidor final. Além dos contatos e negócios realizados com estes profissionais, a maioria dos estandes ofereceu degustação e comercializou os lançamentos aos consumidores.

Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras, avalia que os eventos cumpriram sua missão de gerar negócios para os setores de produtos orgânicos e naturais. “Por um lado, as feiras propiciaram o contato direto entre fornecedores e compradores, e possibilitaram a venda em grandes quantidades. Por outro, o público pôde conhecer de perto as novidades voltadas para um estilo de vida mais saudável, o que estimula o consumo, gera demanda no varejo e faz aumentar a produção”.

Segundo o Projeto Organics Brasil, desenvolvido pelo IPD (Instituto de Promoção do Desenvolvimento) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o crescimento do setor de orgânicos para este ano no País é estimado em 35%, com faturamento previsto de R$ 2 bilhões.

Já os produtos naturais – alimentos e bebidas orgânicos, funcionais, naturalmente saudáveis, livres de gordura, açúcar, sal, carboidratos, glúten e lactose – movimentaram US$ 36,4 bilhões no Brasil em 2013, de acordo com levantamento do instituto internacional de pesquisas Euromonitor.

Para Abdala, o crescente interesse da população em alimentos e práticas saudáveis é o principal responsável por impulsionar estes mercados. “As feiras são uma ferramenta, um facilitador para consumidores e compradores profissionais chegarem aos produtores. Alguns dos expositores venderam todo seu estoque em quatro dias”.

Ampla programação

Um dos destaques desta edição foi a extensa programação técnica, com palestras, encontros e seminários relacionados ao setor orgânico, à saúde e ao bem estar, todos gratuitos e abertos ao público.

A Bio Brazil Fair | BIOFACH America Latina foi palco, mais uma vez, do Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável. O encontro reuniu alguns dos principais expoentes do setor no Brasil – representantes do Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Social, secretarias paulistas de Agricultura e do Meio Ambiente, Sebrae, Itaipu Binacional, IBD – e também do mundo: Andre Leu e Denise Godinho (IFOAM), Toshifumi Ayukawa (Japan Organic & Natural Food Association), Julie Tyrell (Natrue), Matthew Holmes (COTA) e o brasileiro Cauê Suplicy, que relatou o case de sucesso de sua empresa Wholesome Valley Foods nos Estados Unidos. Os palestrantes internacionais participaram do Fórum a convite do Organics Brasil.

Na Naturaltech, a programação abrangeu temas como farmácias de manipulação (1º Encontro ANFARMAG), spas (3º Seminário ABC SPAS), aromatologia (2º Encontro de Aromatologia) e vegetarianismo (7ª Seminário SVB). Além disso, em todos os dias os visitantes puderam assistir a aulas de culinária vegetariana no 6º Festival da Cozinha Vegetariana.

Fonte: Primeira Página Assessoria de Comunicação e Eventos

◄ Leia outras notícias