Publicado em: 21/10/2013 às 13:10hs
No sábado, 09 de novembro, às 07h, no Sítio Terra Ecológica, em Cordeirópolis-SP, será realizado o evento “Cultivo de Hortaliças Orgânicas” promovido pela Casa do Produtor Rural, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP. O objetivo é fornecer conhecimentos sobre as tecnologias do cultivo, bem como demonstrar a viabilidade do sistema produtivo.
Constam da programação palestras e práticas sobre os princípios da agricultura orgânica, que vão do cultivo ao controle de pragas e doenças e, ainda, as linhas de crédito rural.
O cultivo orgânico destaca os ciclos biológicos e a fertilidade do solo, proporcionando ao agricultor uma alternativa ao uso de recursos não renováveis e a preservação das condições ambientais, mantendo assim a sustentabilidade da produção.
Visando atender a carência por informações e técnicas adequadas de produção, será apresentada na visita técnica uma área de produção orgânica de hortaliças folhosas, tuberosas e de frutos, por profissionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), que prestarão orientação técnica.
No evento, o produtor rural aprenderá que as culturas encontram neste sistema de cultivo, um ambiente mais favorável para se desenvolver; que é fundamental usar racionalmente os recursos naturais como solo, água e nutrientes; e que a retirada de plantas daninhas da horta deve ser evitada, pois acaba servindo de proteção para as verduras.
Outras vantagens serão ressaltadas como a expansão da produção, podendo ser implantado em um mesmo espaço, várias espécies de hortaliças, diferentemente do sistema convencional que simplifica a produção, de forma que apenas uma cultura seja cultivada; redução no custo de produção, permitindo safra após safra economizar com fertilizantes entre outros produtos; remuneração mais justa e com agregação de valor; e o aumento na renda familiar.
O que antes era visto como uma opção de agricultura de subsistência, agora é uma oportunidade de negócio e, por isso, tem crescido em todo o mundo, seja pela necessidade da preservação ambiental, como pela exigência dos consumidores por produtos saudáveis, sem adição de insumos químicos e agrotóxicos. Embora apresentem as mesmas propriedades nutricionais dos inorgânicos, os alimentos orgânicos são mais saudáveis, aromáticos, saborosos e de melhor conservação pós-colheita. E o mais importante, melhora a relação do homem do campo com o meio ambiente.
Voltado para produtores rurais, profissionais do setor e estudantes de ciências agrárias, os interessados podem se inscrever, gratuitamente, na Casa do Produtor Rural, localizada na Avenida Pádua Dias, 11, Bairro São Dimas, de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h, pelo telefone (19) 3429-4178, ou pelo e-mail cprural@usp.br. As vagas são limitadas. Não serão permitidos veículos particulares no local do evento. Todos serão transportados com os ônibus da universidade.
Fonte: Comunicação – Casa do Produtor Rural
◄ Leia outras notícias