Orgânico

Alimentos orgânicos: como está o mercado e quais são os desafios?

Série de palestras promovida pela CPOrg-SP, vinculada ao Mapa em São Paulo, começa nesta quinta, dia 9


Publicado em: 15/09/2021 às 13:00hs

Alimentos orgânicos: como está o mercado e quais são os desafios?

Como anda o mercado de produtos orgânicos? E o futuro da produção urbana desses alimentos? São Paulo está expandindo suas hortas de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc)? Alimentos orgânicos oferecem benefícios nutricionais? Quais são as oportunidades e desafios da produção de leite orgânico? Esses e outros temas serão abordados em uma série de palestras promovida pela CPOrg-SP (Comissão de Produção Orgânica de São Paulo) a partir desta quinta-feira, dia 9 de setembro.

A CPOrg-SP é uma comissão vinculada à Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo (SFA-SP), que é o ‘braço’ do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Estado. Participam da comissão atores da rede de produção orgânica de São Paulo.

A agente de inspeção Mariane Antunes Lopes, que representa a SFA-SP na Comissão, está organizando os eventos e explica que eles fazem parte da campanha que o ministério promove anualmente para estimular a produção desse tipo de alimento. Em 2021, o tema da campanha é “Alimento orgânico: sabor e saúde em sua vida”.

As palestras já confirmadas pela CPOrg-SP serão transmitidas pelo canal da comissão no YouTube. Na quinta, à 17h, Romeu Leite, do Instituto Brasil Orgânico, vai falar sobre “O mercado atual de orgânicos e a atuação do IBO”, com mediação do auditor fiscal federal agropecuário Marcelo Laurino. A palestra é de interesse para produtores e consumidores e pode ser acompanhada no seguinte endereço: https://www.youtube.com/watch?v=kBtqZMTUtto.

No dia 14 de setembro, às 16h, será a vez do agrônomo Paulo Marco de Campos Gonçalves, da Secretaria de Meio Ambiente de Santos; Maria Ângela Delgado, diretora do Departamento de Alimentação e Nutrição da Prefeitura de Jundiaí; e Ana Flávia Badue, gestora de projetos do Instituto Kairós, integrante da CPOrg SP e conselheira do Instituto Brasil Orgânico. Os três vão falar sobre “Agricultura urbana: políticas públicas de apoio à agroecologia e produção de orgânicos em municípios do Estado de São Paulo”. A moderação será de Araci Kamyama, do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), ligada ao governo do Estado. A palestra é voltada a produtores, consumidores e prefeituras.

No dia 22 de setembro, às 16h, também para produtores, consumidores e prefeituras, acontece a palestra “Orgânicos e de base agroecológica e o setor de saúde: alimentos biodiversos, condimentos e plantas medicinais”. Participam a médica Thais Mauad, da Universidade de São Paulo (USP); a geriatra e CEO do Hospital São Camilo, Aline Thomaz; e Paula Arnoldi, supervisora de Relações Institucionais e interlocutora PAVS (Programa Ambientes Verdes e Saudáveis) no Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS). A mediação será de Ana Flávia Badue, do Instituto Kairós.

A palestra “CSA, impulso social que aproxima campo e cidade através da economia solidária” está confirmada para o dia 29 de setembro, 16h, e será abordada por Wagner Santos. Ele é diretor operacional da CSA Brasil – Comunidade que Sustenta a Agricultura. O moderador será Anderson Murilo de Lima, participante da CSA-Brasil e pós-graduando em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Unoeste.

Dia 5 de outubro, às 17h, a química e escritora Conceição Trucom, da empresa Doce Limão, fala sobre “Brotar é preciso! A importância do resgate de sermos também produtores de alguns de nossos alimentos e a importância das Panc”. Conceição escreve sobre alimentação orgânica e natural, baseada em plantas. A mediação será de Mariane Lopes. O público-alvo é o consumidor.

Dia 19 de outubro, também 16h, a nutricionista Gisela Savioli fala sobre os “Benefícios nutricionais dos alimentos orgânicos” para consumidores, também com moderação será de Mariane Lopes. 

Dia 20 de outubro, às 16h, o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Sudeste, André Novo, e os produtores de leite orgânico Ricardo Schiavinato (Nata da Serra) e Claudinei Júnior Saldanha (Recanto SS) falam sobre “Produção de leite orgânico, oportunidades e desafios” para produtores rurais.

“Protocolo de Transição Agroecológica do Estado de São Paulo” é o tema da palestra do dia 4 de novembro, também 16h, a ser realizada por Araci Kamyama, da CDRS, e produtores de orgânicos. Todas as palestras são gratuitas.

O QUE É A CPOrg?

As Comissões de Produção Orgânica - CPOrg são fóruns compostos por representantes de segmentos da rede de produção orgânica dos estados e do Distrito Federal, formados, paritariamente, por entidades governamentais e não governamentais.

Essas comissões têm como atribuição coordenar ações e projetos de fomento à produção orgânica; sugerir adequação das normas de produção e controle da qualidade orgânica; auxiliar na fiscalização, pelo controle social; e propor políticas públicas para o desenvolvimento da produção orgânica.

Fonte: Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo – SFA-SP

◄ Leia outras notícias