Publicado em: 23/09/2014 às 15:50hs
O Centro Administrativo da Bahia (Cab), polo de decisões políticas está se transformando em um grande difusor da agricultura orgânica. Produtos saudáveis com preços até 30% mais barato que nos grandes mercados, estão sendo comercializados na feirinha de produtos orgânicos, implantada há um ano na secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), ganha corpo e já está presente em outras três secretarias. Na próxima quinta-feira (25), a associação vai ganhar um site com inúmeras receitas e informações sobre produtos orgânicos.
De acordo com o presidente da Associação Certificadora de Áreas, Defesa do Meio Ambiente e Produtores Orgânicos do Estado da Bahia (ACPOBA) do município de Itaberaba, Edison Santos Silva, “ o objetivo do site surgiu é informar aos consumidores os benefícios para a saúde através da alimentação orgânica, pois além de produtos naturais o consumidor leva para casa saúde e faz economia.
A feirinha, que acontece todas as quintas-feiras na área externa da Seagri, fez com que aumentasse a procura pelos produtos orgânicos, e outras secretárias aderiam a ação a exemplo da (Setre), secretaria da Educação, (Sedir/Car). Até o final do ano, instituições como,Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE), Governadoria, União dos Prefeitos da Bahia (UPB), também terão uma feira de produtos da agricultura orgânica.
São comercializados apenas hortaliças como couve, rúcula, alface, coentro, cebolinha, hortelã, alho nirá, além de raízes, frutas e verduras.
Na agricultura orgânica não são utilizados fertilizantes. Por esse motivo para combater as pragas são utilizados tanto na plantação e no cultivo inseticidas naturais, como infusão de urina da vaca misturada ao óleo vegetal e extrato de nim que combate a pragas como cochonilha, mosca branca e pulgões ressalta o presidente da associação.
Fonte: Seagri BA
◄ Leia outras notícias