Publicado em: 14/09/2021 às 09:00hs
O acordo estabelece que o IICA, por meio das suas representações na Argentina, no Brasil e no Peru e da cooperação da CIAO, aporte contribuições técnicas e apoie Huancavelica e Santa Clara do Sul –que já vêm implementando programas de agricultura orgânica – na identificação de experiências de casos bem-sucedidos para serem compartilhados.
Nesta ocasião, que foi o quarto encontro realizado virtualmente desde que o convênio entrou em vigor, compartilhou-se o trabalho em agricultura orgânica que está sendo realizado na província de Catamarca, no noroeste da Argentina, e no estado de Chiapas, no sul do México.
“Definitivamente, o compartilhamento de experiências bem-sucedidas de países irmãos, todos membros de CIAO, vai impulsionar o desenvolvimento dessas iniciativas. Os desafios da produção orgânica são gigantes”, disse o presidente da CIAO, Rommel Betancourt.
“Do ponto de vista produtivo”, detalhou Betancourt ao se referir à agenda de CIAO, “se devem desenvolver ferramentas seguras para enfrentar novas pragas e doenças; do lado da comercialização, temos que garantir que os pequenos e médios produtores cheguem aos consumidores”.
“Trata-se de experiências para irmos nos motivando uns aos outros”, explicou a Secretaria Executiva da CIAO, Graciela Lacaze, ao apresentar o encontro.
Por sua vez, o Representante do IICA na Argentina, Caio Rocha, destacou a importância do encontro para se aprender o que é feito em diferentes localidades que enfrentam desafios semelhantes. Já o Representante do IICA no México, Diego Montenegro, acentuou o trabalho do Instituto “como uma ponte de transferência de conhecimentos e experiências”.
O prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Cézar Kohlrausch, destacou que a comercialização e o acesso pleno aos mercados é um elemento decisivo para se garantir o crescimento da produção orgânica na América Latina. Neste sentido, valorizou a importância de um processo qualificado de certificação.
“Já estamos vendo a importância desse acordo, porque observamos que estamos crescendo em conhecimento e que o intercâmbio de experiências foi positivo. Além disso, a nós, que somos um pequeno município, nos está ajudando a conhecer o nosso trabalho”, acrescentou Kohlrausch.
Maciste Alejandro Díaz Abade, governador regional de Huancavelica, também chamou a atenção para os desafios trazidos pela comercialização para os pequenos produtores. “A gente se pergunta”, disse, “quem vai comprar de nós, a quem vamos vender. Devemos facilitar os canais porque a pandemia fez a demanda de alimentos orgânicos aumentar. Aqui no Peru, todo o mundo quer produtos naturais”.
No evento, conheceu-se o caso do município catamarquense de Tinogasta, que teve a apresentação da Diretora de Produção, Ana Arévalo, e da Escola Agrotécnica da cidade, que capacita jovens locais em produção orgânica. Em seguida, falou-se das atividades da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Nacional de Catamarca na localidade de Hualfin, onde vem trabalhando desde 2016 no assessoramento e apoio aos produtores vitivinícolas.
O Ministro da Agricultura e Pecuária de Catamarca, César Tobias, explicou que a província acompanha muito de perto a produção orgânica. “Somos uma província predominantemente mineradora, mas entendemos a importância de se potencializar projetos alternativos que complementem a atividade da mineração”, assegurou Tobias.
“Com a agricultura orgânica”, acrescentou, “temos a oportunidade de entrar em um mercado em que a demanda cresce mais que a oferta, sobretudo pelo tempo que leva a obtenção de uma certificação. Acompanhamos os produtores para que melhorem a sua qualidade, manejem melhor os seus custos e tenham acesso aos canais de comercialização. Temos a vontade de fazer disso uma política de estado”.
Do lado do estado mexicano de Chiapas, foram relatadas duas das suas principais iniciativas bem-sucedidas na comercialização de produtos orgânicos. O primeiro caso foi o do Café Orgânico de Chiapas e da sua contribuição para melhorar as condições de vida dos produtores. O outro foi a apresentação da experiência de Vitalapia, iniciativa que visa a disponibilizar peixe saudável para os consumidores mexicanos.
Fonte: IICA
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