Publicado em: 09/08/2013 às 18:50hs
Iara faz parte da Associação Apiário Padre Assis. A associação, formada por oito famílias, produz mais de 600 toneladas de mel por ano e exporta cerca de 90% do que produz para Europa, África do Sul e Estados Unidos. O principal comprador ainda é a Alemanha, mas segundo a agricultora isso deve mudar. “Nosso objetivo é ver nosso produto em todo o Brasil”, disse.
A associação é um dos onze empreendimentos da agricultura familiar que participa do estande do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na 33ª edição da Convenção Anual do Atacadista e Distribuidor - ABAD 2013 que teve seu encerramento nesta quinta-feira (8) em Fortaleza (CE).
De acordo com Iara, o Rio Grande do Sul não tem tradição na produção de mel e o grupo possui mais de cinco mil caixas de abelhas - a maioria de origem africana. “Todos participam, os pais, os filhos. É um associativismo informal, mas que garante a geração de renda e permite que as famílias permaneçam na agricultura”, conta a agricultora. O ganho médio de cada associado passa dos R$ 5 mil mensais.
“A participação em feiras nos permite saber as necessidades do consumidor. E a participação na ABAD só foi possível com o apoio do MDA. Temos participado de várias feiras regionais”, destaca Iara. Vários municípios comercializam o produto, mas eles ainda vendem pouco para o mercado interno e a ABAD é a oportunidade para inserir os produtos no mercado interno, com a venda para atacadistas e distribuidores.
Mel
A associação trabalha com apicultura fixa e migratória de alta produção. O produto mais vendido pela associação é o mel orgânico. O produto tirou nota máxima de sabor no concurso internacional da Feira API Mundi.
Além do mel orgânico e do tradicional a associação produz também vinagre de mel. “Foi desenvolvido por nós e é um produto diferenciado, com sabor muito mais suave do que os vinagres de uva e de maça”, afirma. A associação ainda comercializa geleia real, pólen e própolis. “Nosso sonho é fazer com que as pessoas comam mel e o vejam como alimento e não como remédio”, salienta Iara.
Pronaf
Iara Dutra conseguiu aumentar a sua produção de mel com a utilização de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A agricultura que começou produzindo aproximadamente 60 quilos de mel por mês, atualmente produz 100 quilos.
Mais Alimentos
A distribuição dos produtos da associação é feita na com uma van que foi financiada com recursos do Mais Alimentos. De acordo com Iara a aquisição do veículo trouxe mais lucro para a associação.
Fonte: MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário
◄ Leia outras notícias