Publicado em: 11/09/2014 às 08:40hs
Com o objetivo de promover conceitos de cidadania relacionados à importância do voto, alunos do ensino fundamental que passaram nos últimos meses pelo Núcleo de Educação Ambiental Mata Viva® (NEA) de Guaxupé (MG), projeto desenvolvido pela Cooxupé em parceria com a Fundação Espaço ECO® e a BASF, participaram de uma eleição. O período de votação aconteceu entre 17 de julho e 22 de agosto, e fez com que os participantes do projeto escolhessem o melhor nome para a trilha interpretativa, ação dentro do NEA que leva os jovens estudantes para uma trilha na mata e promove diversas experiências aos visitantes, ensinando a eles a importância da preservação do meio ambiente.
O projeto contou com a participação de 27 turmas de nove municípios diferentes, totalizando 710 votos. A opção de nome Trilha do Lago venceu o plebiscito obtendo 44% dos votos, após disputar com outras duas sugestões: Trilha do Japy e Caminho das Abelhas. De acordo com Reginaldo G. Ferreira, biólogo supervisor do Núcleo de Educação Ambiental Mata Viva® de Guaxupé, a ação aconteceu em um importante momento. “As eleições presidenciáveis acontecem em outubro e, com este projeto desenvolvido dentro do NEA, acreditamos contribuir para que as crianças, futuros eleitores, entendam a importância das escolhas e suas consequências”, avalia.
Semanalmente, aproximadamente 100 alunos visitam o NEA para desenvolver ações, como vivências na natureza e a utilização de materiais didáticos com conteúdo exclusivo, relacionados à educação socioambiental. Até o fim do ano, mais 700 crianças devem passar pelo projeto.
Núcleo de Educação Ambiental Mata Viva®
Inaugurado no dia 17 de dezembro de 2013, o NEA representa para a Cooxupé um firme passo rumo à sustentabilidade e ao compromisso com o meio ambiente. O projeto, que conta com a parceria da Fundação Espaço ECO® e da BASF, beneficiará por ano mais de 9 mil alunos da rede de ensino de 25 cidades da região sul de Minas Gerais e do estado de São Paulo. Instalado no Complexo Industrial Japy, em Guaxupé, o NEA tem como objetivo promover o engajamento da comunidade local e sua educação ambiental por meio de vivências na natureza e com conteúdo oferecido no ambiente escolar. Um de seus destaques é o viveiro que tem capacidade para o plantio de 54 mil mudas cujas espécies são de origem nativa.
Fonte: Phábrica de Ideias – Assessoria de Imprensa
◄ Leia outras notícias