Meio Ambiente

Veracel lança programa de proteção da fauna

O Programa "Amigos da Fauna", inicialmente voltado aos colaboradores da empresa, complementa as iniciativas da companhia para a proteção da biodiversidade da região do Sul da Bahia contra a atividades ilegais


Publicado em: 15/04/2021 às 15:40hs

Veracel lança programa de proteção da fauna

A Veracel, empresa de celulose localizada no Sul da Bahia, acaba de lançar um programa de combate aos crimes contra a fauna denominado "Amigos da Fauna". A princípio, o programa será voltado aos colaboradores da empresa, e posteriormente deve ser ampliado com ações de conscientização e orientações para toda comunidade. 

O programa "Amigos da Fauna" abrangerá uma série de atividades com informações sobre ações de combate aos crimes contra a fauna, como treinamento sobre o tema para multiplicadores, realização de lives com especialistas, divulgação de informações sobre as espécies ameaçadas na região, ações de engajamento para os filhos dos colaboradores e até mesmo um concurso fotográfico tendo como tema os animais da região. 

"Nosso propósito de ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida se aplica também à vida da fauna silvestre. Nossos colaboradores trabalham na área rural e têm chance de encontrar estes animais pelo caminho, desta forma as informações sobre os cuidados que precisam ter visando não capturar ou perseguir, é o melhor caminho para a manutenção da vida da nossa rica biodiversidade. afirma Virginia Londe de Camargos, coordenadora de Estratégia Ambiental e Gestão Integrada da Veracel. "Precisamos viver em harmonia com o meio ambiente e entender que cada animal tem um motivo de sua existência. Assim conseguiremos manter um equilíbrio ecológico que traz benefícios diretos a todos", complementa a coordenadora. 

A Veracel atua em 11 municípios no sul da Bahia. A empresa possui uma área total de 223.776 hectares, sendo 87.962 hectares de plantios comerciais de eucalipto, 101.347 hectares de área de preservação permanente e 21.901 hectares de plantio para o Programa Produtor Florestal (PPF) - uma parceria com proprietários rurais da região para plantio de eucalipto para suprimento de madeira da fábrica - perfazendo cerca de um hectare de área coberta com vegetação nativa para cada hectare plantado com eucalipto. 

O "Amigos da Fauna" chega para estruturar em um único programa as ações já realizadas pela companhia no combate a crimes contra a fauna, como as ações de conscientização junto às comunidades locais e palestras durante as edições do Festival de Aves de Porto Seguro, além das ações de monitoramento realizadas em todas as áreas da empresa, tanto pela equipe de vigilância patrimonial quanto pela equipe de proteção e manejo de ecossistemas, sendo que ambos os times são capacitados para atuar na identificação de crimes contra a biodiversidade e para o desmonte, com segurança, de armadilhas e outros apetrechos. O programa é mais uma iniciativa de apoio à proteção ambiental criado e gerido pela Veracel, complementando diversas outras iniciativas da empresa, inclusive as geradas pela Estação Veracel, o polo de irradiação de ações de educação ambiental da companhia. 

Criada e mantida pela Veracel Celulose, a reserva fica nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, no Sul da Bahia, e foi classificada como uma área-chave para a biodiversidade (Key Biodiversity Area - KBA), pelo seu importante papel na proteção de espécies de animais globalmente ameaçados de extinção. É também considerada uma área importante para a conservação de aves (Important Bird Area - IBA), pois abriga populações significativas de espécies de aves globalmente ameaçadas, de acordo com a BirdLife International, organização ambiental com sede no Reino Unido. A importância da RPPN Estação Veracel foi reconhecida internacionalmente com a concessão do título de Sítio do Patrimônio Mundial Natural (SPMN), concedido pela UNESCO em 1999. 

Fonte: Veracel Celulose

◄ Leia outras notícias