Meio Ambiente

Sustentabilidade é destaque na abertura da Exposição Estadual Agropecuária, em BH

O papel do produtor rural na preservação dos recursos naturais e o Cadastro Ambiental Rural – CAR foram tema central dos discursos na cerimônia de abertura da 54ª Exposição Estadual Agropecuária, na manhã desta quinta (5), em BH


Publicado em: 06/06/2014 às 14:30hs

Sustentabilidade é destaque na abertura da Exposição Estadual Agropecuária, em BH

Na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o presidente do SISTEMA FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Roberto Simões destacou que os produtores são os grandes interessados em ocupar o lugar de protagonistas do desenvolvimento sustentável do meio rural: “Nós, que vivemos da terra, temos sido, e queremos ser cada vez mais, os responsáveis pela sua preservação. Não precisamos de benesses, mas de processos desburocratizados, claros e acessíveis, para podermos atender plenamente a legislação e seguirmos investindo com segurança”, destacou.

O governador mineiro, Alberto Pinto Coelho, também falou sobre a importância de se conciliar a questão ambiental com a produção de alimentos: “Há décadas ouço dizer que gestão ambiental é gestão de conflitos. Entendo que, pelo contrário, ela deve ser gestão de harmonia, capaz de assegurar a preservação e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de atividade tão fundamental para nosso país e nosso estado”.

Sobre o Cadastro Ambiental Rural, que subsidiará o diagnóstico da questão, o secretário Estadual de Meio Ambiente, Alceu José Torres Marques, destacou que o Estado já está apto a implantar o CAR: “Com ele, temos a certeza de que essas questões se harmonizarão e encontrarão ponto firme para que todos tenhamos condições de trabalhar e desenvolver nossas atividades com segurança, trazendo sempre o progressos para o campo mineiro”.

O secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Merlo também destacou o papel do produtor na preservação: “Os produtores rurais ainda são vistos como desmatadores, quando na verdade são hoje os grandes protetores do meio ambiente”.

Alavanca da economia

A recente divulgação de indicadores econômicos em que o agronegócio aparece como grande destaque neste início de ano foi outra temática nas falas das autoridades durante o evento. Os dirigentes das entidades realizadoras da Exposição Estadual Agropecuária lembraram ainda a importância da mostra como vitrine da qualidade alcançada e como espaço para que a população da cidade interaja com o meio rural.

“Os produtores têm cumprido seu papel de maneira competente. Enquanto quase todos os setores decréscimo no PIB, o crescimento do agrícola foi de 3,6%, segurando o desempenho positivo do país. Os resultados também são cada vez melhores na balança comercial e na contribuição do agronegócio com emprego de qualidade. Todos os anos, a exposição é a grande mostra do sucesso crescente e da qualidade alcançada pelo produtor rural mineiro”, disse o presidente do SISTEMA FAEMG, Roberto Simões.

O governador Alberto Pinto Coelho completou: “Essa exposição tem cunho de nacionalidade, pareada a cinco ou seis dos maiores eventos realizados no Brasil todos os anos. O que temos em Minas é vocação nata para a agricultura e a pecuária. Aquela metáfora de que o Brasil eficiente está da porteira pra dentro é hoje uma constatação. Pelos números e o que traduzem, o agronegócio é que vem carregando o país nas costas”.

Estande SISTEMA FAEMG

Tradicional ponto de encontro dos produtores rurais, o estande do SISTEMA FAEMG é inspirado nas casas de fazenda mineiras, com uma grande varanda, para conversa entre amigos.

O visitante pode conhecer mais sobre a atuação da entidade e alguns de seus principais programas voltados ao sucesso do produtor rural mineiro, como o Balde Cheio (maior produtividade da pecuária de leite) e o Café+Forte (gestão da propriedade cafeeira, dos tratos culturais à comercialização da produção).

Entre os destaques, o CNA Card, cartão do produtor rural mineiro. Uma equipe está no estande fazendo o cadastramento dos interessados e fornecendo mais informações sobre seus benefícios, como a economia de tempo e dinheiro na realização de consultas e emissão de documentos, como a GTA, PTV e CFO, eliminando a necessidade de deslocamento até órgãos emissores.