Publicado em: 17/11/2021 às 14:20hs
A startup ConnectFarm foi a assessoria escolhida para atuar na orientação de produtores rurais participantes do projeto Reverte. Desenvolvido pela Syngenta, em parceria com a ONG The Nature Conservancy (TNC), a iniciativa quer recuperar pelo menos 1 milhão de hectares de terras degradadas no Brasil nos próximos 5 anos. A agtech gaúcha selecionada pela multinacional une inteligência de dados com sustentabilidade para o aumento da produtividade. Com três anos de trabalho, já conta com 496 produtores em carteira em sete estados. Para este ano, projeta faturar R$ 6 milhões — expansão de 80%.
A parceria consiste no fornecimento de cultivares de soja mais resistentes, com sistemas radiculares robustos próprios para áreas de início de cultivo em solos ainda mais pobres. Além disso, a multinacional vai promover um novo modelo de soluções financeiras em parceria com bancos que permitam ao agricultor se estruturar para recuperação dessas áreas. A ConnectFarm, por meio da definição e avaliação de protocolos, indicará as melhores práticas para monitorar a dinâmica do cultivo. A TNC, maior organização não-governamental de conservação ambiental do mundo, validará as práticas agronômicas sustentáveis.
De acordo com o CEO da ConnectFarm, Rodrigo Franco Dias, o projeto prevê a supervisão de quase 7 mil hectares em três estados: Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Tocantins. O executivo destacou o alinhamento da agtech e da Syngenta com as premissas do projeto. “Ao converter terras de pastagem degradadas em áreas para cultivo de soja e outros grãos colaboramos com uma produção sustentável. Estamos felizes por termos sido escolhidos pela Syngenta como empresa de consultoria parceira deste projeto. Temos um alinhamento natural com princípios de sustentabilidade e geração de valor,” comenta Dias.
O Censo Agropecuário Nacional reconhece atualmente 12 milhões de hectares de pastagens degradadas no país que podem ser recuperadas e convertidas para a agricultura, sendo 8 milhões apenas no Cerrado brasileiro. Estima-se, porém, que o número seja bem maior, entre 80 e 100 milhões, de acordo com a Universidade Federal de Goiás (UFG).
A ConnectFarm vem se destacando no mercado brasileiro e internacional. São cerca de 496 produtores em carteira localizados no Rio Grande do Sul e em mais seis estados. A agtech agora se prepara para ampliar os negócios, com sedes nos EUA e no Paraguai. Neste ano, a agtech projeta chegar a R$ 6 milhões de faturamento — expansão de quase 80%.
A startup ganhou projeção no mercado nacional ao vencer o Desafio Nacional de Máxima Produtividade do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), na categoria "Irrigado", em 2020. Uma propriedade em Boa Vista das Missões (RS) alcançou produtividade de 111,9 sacas de soja por hectare — enquanto a média de produção no Brasil é de 54,5 sacas/ha.
Além disso, a ConnectFarm trabalha em projetos que aliam produtividade à inovação, sustentabilidade e impacto social. A startup gaúcha integra o Intensive Connection, programa de aceleração promovido pelo hub de inovação AgTech Garage, localizado em Piracicaba (SP). Promove ainda a inclusão digital de agricultores familiares e pequenos produtores no projeto 5K. E, em parceria com uma escola técnica do Rio Grande do Sul, o Mesa Brasil e a Rede Biofort, leva alimentos biofortificados a 6 mil pessoas em vulnerabilidade social.
Fonte: Critério
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