Meio Ambiente

Seagro comemora lançamento do CAR no Tocantins

CAR oferece vários benefícios aos produtores inscritos


Publicado em: 09/06/2014 às 09:10hs

Seagro comemora lançamento do CAR no Tocantins

Com vários benefícios ao produtor rural, o lançamento do Cadastro Ambiental Rural é motivo de comemoração para o setor rural e para a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro). Os inscritos no CAR têm maiores possibilidades de regularização da Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal, de suspensão de sanções em função de infrações por desmatamento irregular, Reserva Legal e de uso restrito, além da obtenção de crédito agrícola, entre outros.

Para a coordenadora de Suporte ao Produtor da Seagro, Patrícia de Jesus Sales, o lançamento do CAR é importante para informar e regularizar. “Com o CAR os produtores rurais passam a ter uma base sistematizada e transparente para as regularizações necessárias”, sintetizou Patrícia.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Tadeu M. Rodrigues, falou sobre o prático acesso ao CAR. “É importante disponibilizar este serviço de forma on-line, pois facilita e agiliza o processo para nós e para os proprietários”, destacou, acrescentando que o Plano de Exploração Florestal (PEF) é um passo de suma importância para o setor de floresta plantada no Estado.

O Cadastro Ambiental Rural é um registro público eletrônico de imóveis e posses rurais, sendo obrigatório para todos os imóveis rurais, com prazo para realização de dois anos a partir da data de hoje, ou seja, até o dia 5 de maio de 2016. Todos os proprietários rurais devem se inscrever. O Estado, por meio do Semades e do Naturatins, estará dando o apoio necessário para o cadastro das pequenas propriedades rurais.

Lançamento

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, foi lançado o CAR, e também apresentado o Plano Estadual de Florestas e Política Estadual de Florestas – PEF. O evento ocorreu no auditório do Palacinho, em Palmas.

Fonte: Assessoria de Comunicação SEAGRO TO

◄ Leia outras notícias