Publicado em: 16/04/2012 às 09:40hs
A Representação do IICA no Brasil reuniu nesta manhã (12), seu corpo técnico e administrativo para apresentação da terceira etapa de seu Projeto Ambiental, denominado IICA Brasil Sustentável.
O Programa começou a ser implantado no segundo semestre de 2011, com objetivo de mobilizar o Instituto e de suas redes de relacionamento, contemplando tanto o público interno quanto o externo, para educação, sensibilização e adoção de práticas e atitudes adequadas ao novo paradigma que vivemos hoje de um planeta com recursos naturais finitos e já escassos em alguns casos.
Marcela Milhomem, trainee da área de Agricultura, Gestão dos Recursos Naturais e Mudanças Climáticas do IICA no Brasil e coordenadora do Programa, apresentou aos funcionários e colaboradores do Instituto a terceira etapa do Programa, que instala no escritório práticas de gestão de resíduos. Marcela explicou que se trata de uma nova cultura e que por isso demandará novas rotinas aos usuários do escritório.
Antecedendo à apresentação do Projeto de Gestão de Resíduos, Felipe Lino Rocha, especialista da empresa de consultoria ambiental Tree Top, palestrou sobre os conceitos que envolvem a Coleta Seletiva partindo de uma visão macro para um olhar contextualizado no escritório do Instituto. Felipe considera necessário que as empresas realmente adotem práticas de gestão comprometidas com a sustentabilidade. “É muito importante para grandes organismos como o IICA implantarem projetos como este, pois afirma a responsabilidade ambiental da instituição e sua preocupação com o planeta”, destacou.
Manuel Otero, Representante do IICA no Brasil, destacou ser importante o avanço do Programa e lembrou que o Instituto tem em sua estratégia de trabalho um eixo exclusivo para Responsabilidade Ambiental.
O Programa pretende atingir todas as unidades do IICA espalhadas no país, a começar de sua Representação em Brasília, DF; e tem a finalidade de reduzir e neutralizar as emissões de dióxido de carbono emitidas pelo Instituto, considerando quatro indicadores: água, energia, papel e transporte, além de sensibilizar e conscientizar a equipe IICA, dessa forma contribuindo para a diminuição no uso de componentes que pressionam a disponibilidade dos recursos naturais.
Conheça mais o Programa:
http://www.iica.int/Esp/regiones/sur/brasil/Lists/Noticias/DispForm.aspx?ID=288
Fonte: IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura
◄ Leia outras notícias