Meio Ambiente

Odebrecht Agroindustrial celebra Semana do Meio Ambiente em quatro estados do Brasil

Com ações voltadas para adultos e crianças, empresa reforça a importância da destinação adequada de resíduos sólidos


Publicado em: 08/06/2015 às 13:00hs

Odebrecht Agroindustrial celebra Semana do Meio Ambiente em quatro estados do Brasil

Com o objetivo de promover a consciência ambiental e a mudança de comportamento nas comunidades onde atua, a Odebrecht Agroindustrial celebra a Semana do Meio Ambiente, de 3 a 12 de junho, com uma série de ações voltadas à destinação adequada de resíduos sólidos.

Entre as ações que serão realizadas está o Cine Energia Social, com a exibição do filme Wall-E, que traz uma reflexão sobre o papel dos cidadãos no processo de redução na geração de resíduos, através do consumo consciente. Além dos estudantes da rede municipal de Ensino Fundamental, algumas sessões serão abertas a toda população, com a expectativa de atingir mais de 3 mil pessoas em todos os municípios.

Haverá também palestras seguidas de plantio de mudas nativas nas escolas municipais de Mineiros (GO) e Perolândia (GO), realizadas pela equipe de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da Odebrecht Agroindustrial do Polo Araguaia. Já em Mirante do Paranapanema (SP), a atividade será realizada na Oficina Automotiva da Unidade Conquista do Pontal.

Já os Integrantes e familiares do Polo Taquari, das cidades de Costa Rica (MS) e Alto Taquari (MT), terão uma programação no Parque Nacional das Emas, com trilha, carro-safari e cicloturismo.

Plano de Resíduos - Por meio do Programa Energia Social para a Sustentabilidade Local, a Odebrecht Agroindustrial desenvolveu, em seus nove municípios de atuação, o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, sempre em parceria com as prefeituras locais. O plano consiste no acompanhamento de todo o ciclo produtivo para que a destinação adequada ocorra diretamente na fonte, como nos serviços de limpeza pública, saúde, construção e demolição.

No Brasil, de acordo com levantamento do Ministério do Meio Ambiente publicado em 2014, menos da metade dos municípios possui disposição final ambientalmente adequada de resíduos. Além disso, a geração total de resíduos sólidos urbanos aumenta em índices superiores ao crescimento populacional. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a geração per capita de resíduos sólidos no país em 2013 foi de 1,04 kg/dia.

Projeto Florestinha - Em parceria com a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Assistência Social e a Polícia Militar Ambiental, o Programa Energia Social inaugura dia 9, em Costa Rica (MS), o Projeto Florestinha, que oferece trabalhos de educação ambiental para alunos de escolas públicas e privadas, por meio de atividades como teatro de fantoches, oficinas de fauna, reciclagem de papel e plantio de mudas nativas. O objetivo é estimular a conscientização de crianças e adolescentes sobre a importância de manter o meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Fonte: CDN – Comunicação Corporativa

◄ Leia outras notícias