Meio Ambiente

JBS se une à First Movers Coalition for Food para impulsionar desenvolvimento sustentável na pecuária

A coalizão visa acelerar práticas agrícolas sustentáveis, impulsionando globalmente o desenvolvimento de produtos pecuários com baixa emissão de carbono


Publicado em: 07/12/2023 às 14:00hs

JBS se une à First Movers Coalition for Food para impulsionar desenvolvimento sustentável na pecuária

Durante a COP-28, em Dubai, a JBS, uma das principais empresas de alimentos do mundo, formalizou sua adesão à First Movers Coalition for Food, liderada pelo Fórum Econômico Mundial em colaboração com o Governo dos Emirados Árabes Unidos e outras 19 empresas. A coalizão visa acelerar práticas agrícolas sustentáveis, impulsionando globalmente o desenvolvimento de produtos pecuários com baixa emissão de carbono.

A iniciativa busca criar uma cadeia de valor que estimule a demanda por produtos sustentáveis, com os membros da coalizão comprometendo-se a adquirir até 20 bilhões de dólares em produtos de baixa emissão de carbono. O objetivo é alinhar as práticas alimentares com as metas do Acordo de Paris, promovendo a transição para uma economia agrícola e alimentar de baixo carbono.

"Os sistemas alimentares são cruciais para atingir as metas do Acordo de Paris, limitando e adaptando-se ao aquecimento global, enquanto alimentam uma crescente população mundial. A demanda por commodities agrícolas produzidas de forma sustentável pode apoiar a transição para uma economia de baixo carbono nas cadeias de valor agrícolas e alimentares", enfatizou Jason Weller, CSO Global da JBS.

A First Movers Coalition for Food, composta por líderes do agronegócio, parceiros da cadeia de valor, organizações de agricultores, pesquisadores e governos, visa aprimorar os sistemas alimentares existentes até 2030. As empresas participantes representam uma receita combinada de 2,1 trilhões de dólares, operando globalmente e reconhecendo a urgência de práticas mais sustentáveis na produção de alimentos.

A partir da segunda quinzena deste mês, o Fórum Econômico Mundial, empresas e governos colaborarão para identificar compromissos e caminhos que sustentem essa transformação. A expectativa é que a coalizão publique os resultados iniciais desse esforço colaborativo no início do segundo semestre de 2024.

A First Movers Coalition for Food, seguindo o sucesso da First Movers Coalition for Industry lançada na COP26 em 2021, visa agregar demanda para tecnologias inovadoras e sustentáveis em setores-chave, incluindo aviação, transporte marítimo, transporte rodoviário, aço, alumínio, cimento e produtos químicos.

 

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias